Goodyear estabelece meta de dobrar o uso de sílica de cinza de casca de arroz até 2021
De campos de arroz a trilhas de pneus.
De acordo com as Nações Unidas, mais de 700 milhões de toneladas de arroz são colhidas em todo o mundo a cada ano.
Durante o processo de moagem, a casca externa protetora, é separada do grão de arroz e descartada. Para reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros, as cascas de arroz são frequentemente queimadas para gerar eletricidade, deixando para trás um subproduto rico em sílica conhecido como cinza de casca de arroz (RHA), que a Goodyear começou a explorar o uso da sílica RHA em 2013 com resultados positivos.
“Quando consideramos fontes de materiais substitutos, procuramos os impactos no desempenho do produto”, disse o Dr. Bob Woloszynek, engenheiro chefe da Goodyear para desenvolvimento de matérias-primas e tecnologia de reforço. “Ficamos satisfeitos em descobrir que, em comparação com a sílica convencional à base de areia, o material de grau RHA foi uma substituição equivalente em desempenho.”
Efeito positivo da sílica no desempenho do pneu
A adição de sílica aumenta a flexibilidade e elasticidade da banda de rodagem do pneu em temperaturas mais baixas, o que proporciona melhor tração e aderência. A menor resistência ao rolamento resultante também permite maior economia de combustível do veículo e desempenho do pneu em chuva.
A empresa agora está trabalhando em estreita colaboração com seus fornecedores para expandir ainda mais o uso de sílica RHA e estabeleceu uma meta de dobrar seu uso até 2021.
“Estamos muito satisfeitos em continuar desenvolvendo esta tecnologia a partir de algo que seria enviado para aterro sanitário e incluí-la em nossos produtos premium”, disse o Dr. Woloszynek.