Goodyear lança pneus produzidos com composto de óleo de soja sustentável
A Goodyear Tire & Rubber Company anunciou um passo importante em sua jornada global para substituir totalmente os óleos derivados do petróleo em sua produção pneus até 2040. A empresa está substituindo uma parte dos materiais à base de petróleo empregados na produção de alguns de seus pneus para veículos urbanos da linha Metro Miler por um composto de óleo de soja de base biológica.
Nesses pneus, o óleo de soja substitui o equivalente a uma lata de refrigerante tradicional. Se multiplicarmos esse volume por uma frota de 1.600 ônibus – a média das grandes metrópoles nos Estados Unidos a- isso pode significar o uso de cerca de 20 barris de petróleo a menos. A nova formulação dos pneus atualmente em produção usa um excedente prontamente disponível de óleo de soja que sobrou de aplicações alimentícias no mercado.
“O uso de óleo de soja na maioria dos pneus Metro Miler G152 e G652 em produção hoje é uma inovação significativa da Goodyear que reduz a quantidade de materiais à base de petróleo necessários para a produção”, disse Dustin Lancy, gerente de marketing de produtos comerciais da Goodyear North. América.
O Metro Miler G152 e G652 também incorporam tecnologias projetadas para resistir a danos nas paredes laterais, aumentar a resistência e proporcionar longa vida útil. Ombros reforçados e paredes laterais de aço ajudam a ampliar o tempo de uso da carcaça equanto os indicadores de desgaste da parede lateral facilitam a identificação de desgaste excessivo. Esses pneus também incluem uma banda multicomposto resistente à abrasão que pode suportar os rigores das aplicações de trânsito, resistindo ao desgaste excessivo, fragmentação, rachaduras e lascas.