Goodyear volta sua atenção para a colaboração disruptiva
Um dos destaques da programação da 39ª conferência anual da Tire Society, entidade sem fins lucrativos dedicada exclusivamente fomentar a inovação aplicadas a pneus, realizada virtualmente entre os dias 28 e 30 de setembro, foi o discurso de Chris Helsel, diretor de tecnologia (CTO) da Goodyear, na abertura do evento.
Para ele, o pneu ganhará ainda mais relevância no universo automotivo – desempenhado, inclusive, um papel “descomunal” para garantir uma viagem segura no mundo dos veículos autônomos (AVs). Nos próximos dez anos, as indústrias de pneus e automotiva passarão por uma mudança como não se viu nos últimos 50 anos.
A complexidade do desenvolvimento de um pneu, que no final das contas acaba operando como um “motorista” nos AVs, demandará das fabricantes, na visão do executivo, a necessidade de criação de padrões e a adoção da colaboração com startups e até mesmo entre marcas concorrentes. “Apenas desta forma seria possível efetivamente atribuir inteligência e conectar esse produto, único responsável na conexão entre o veículo e o solo, a todo o sistema do automóvel”, destacou Helsel. É o que a marca batizou de “colaboração disruptiva”.
Os pneus desempenham um papel vital no desenvolvimento de AVs e na popularização dos EVs (veículos elétricos). Por isso, a Goodyear o está aproveitando como instrumento para impulsionar uma mobilidade mais inteligente e promover formas de transporte mais sustentáveis.