Grafeno da Levidian surge como solução promissora para combater desgaste de pneus em veículos elétricos

Grafeno da Levidian surge como solução promissora para combater desgaste de pneus em veículos elétricos

Pesquisas iniciais da Levidian, empresa inglesa de em tecnologia climática, apresentaram resultados animadores na busca por uma solução para combater os problemas ambientais associados ao desgaste de pneus em veículos elétricos. A solução proposta é o uso de grafeno de alta qualidade.

Produzido pela tecnologia LOOP da empresa, o grafeno demonstrou impacto positivo nos mecanismos de degradação dos pneus. Ele age como um bloqueador de propagação de rachaduras, reduzindo a fadiga por flexão e melhorando a durabilidade geral.

O potencial do grafeno da Levidian se estende a diversos componentes do pneu, incluindo laterais e compostos da banda de rodagem. Isso oferece uma solução abrangente para os desafios de degradação, além de proporcionar melhorias na resistência ao rolamento e na autonomia do veículo.

O peso maior e o torque superior dos veículos elétricos aceleram a degradação dos pneus, gerando um aumento de partículas de borracha que contaminam o meio ambiente. Além disso, o uso generalizado de compostos com sílica na banda de rodagem, visando melhorar a resistência à abrasão, acaba agravando o problema. Isso ocorre porque a sílica acelera a migração e liberação de aditivos antiozonantes tóxicos, especialmente o 6PPD.

A tecnologia LOOP da Levidian utiliza metano para produzir hidrogênio limpo e grafeno neutro em carbono. O grafeno é considerado o material mais fino, resistente e versátil já descoberto. Atualmente, a empresa busca colaboração com fabricantes do setor para aprofundar a pesquisa e o desenvolvimento.

Ellie Galanis, Diretora de Desenvolvimento Comercial da Levidian, comentou: “Com a previsão de vendas globais de veículos elétricos atingirem 17 milhões até o final de 2024, a preocupação com o aumento da quantidade de partículas de borracha no meio ambiente, resultado da degradação dos pneus, é um tema crucial que o setor precisa enfrentar.”

“Acreditamos que nosso grafeno possa ser a inovação que a indústria de pneus precisa. Nossas pesquisas iniciais indicam que o grafeno da Levidian não apenas resolveria o problema de migração dos antiozonantes existentes e alternativos, não tóxicos, como também poderia aprimorar o desempenho mecânico dos pneus sem comprometer a sustentabilidade.”

As parcerias são essenciais para impulsionar a inovação. Por isso, convidamos fabricantes de pneus e instituições de pesquisa a colaborar conosco para explorar todo o potencial do grafeno da Levidian.”

A empresa vem trabalhando em estreita colaboração com especialistas independentes em inovação de materiais da Avon Protection para avaliar o impacto do grafeno na formulação da banda de rodagem dos pneus. Os resultados iniciais foram positivos. Novos estudos estão planejados para analisar aplicações em paredes laterais, revestimentos internos e outras formulações de borracha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *