Hankook apresenta resultados sólidos no primeiro trimestre
A Hankook Tire & Technology (Hankook Tire), anunciou um forte desempenho no primeiro trimestre de 2024, com aumento de 1,1% nas vendas e impressionantes 108,8% no lucro operacional na comparação anual. A receita atingiu 2,127.2 bilhões de wons coreanos (cerca de R$ 6,4 bilhões) e o lucro operacional chegou a 398.7 bilhões de wons coreanos (cerca de R$ 1,2 bilhão).
Apesar da desaceleração econômica global e das tensões no Oriente Médio, a Hankook Tire manteve o crescimento sob a liderança do presidente do Grupo Hankook & Company, Hyunbum Cho. A estratégia de investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para o futuro mercado de mobilidade elétrica, aliada ao foco no segmento de pneus para veículos elétricos (EVs) e expansão de produtos premium, são apontadas como geradoras deste resultado pela empresa.
Para 2024, a Hankook Tire tem como objetivo aumentar a participação de pneus elétricos em seu fornecimento de Equipamentos Originais (EO) para carros de passeio e caminhonetes leves (PCLT) para 25%. Atualmente, a empresa já fornece pneus EO para modelos elétricos como Porsche Taycan, Audi e-tron GT, BMW i4, Volkswagen ID.4, Hyundai Ioniq 6 e Tesla Model Y e Model 3.
Nas vendas de pneus PCLT, a participação de pneus de aro alto (18 polegadas ou mais) cresceu 3,3 pontos percentuais na comparação anual, chegando a 46,8% do total. A China liderou a preferência por pneus de aro alto (62,5%), seguida pela Coreia do Sul (56,5%), América do Norte (56,4%) e Europa (37,4%).
Um fator adicional que contribuiu para o sólido desempenho do trimestre foi a estabilização dos preços de matérias-primas, como borracha sintética e negro de carbono, assim como o frete marítimo, segundo a marca.