Holcim usará pneus descartados da Pirelli para produzir cimento na Argentina
A Pirelli e a Geocycle, empresa do grupo franco-suíço Holcim que se dedica à gestão sustentável e ao uso energético de resíduos, estabeleceu uma aliança na Argentina para utilizar pneus inservíveis por meio de seu coprocessamento no processo de fabricação de cimento .
Essa aliança contribuirá para o desenvolvimento de uma economia circular, promovendo o descarte adequado de pneus em final de vida útil e, com isso, reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2).
Na Argentina, durante 2020, a Geocycle coprocessou aproximadamente 4.400 toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a aproximadamente 700.000 pneus de automóveis. Isso contribuiu para a economia de mais de 2.000 toneladas de CO2.
O coprocessamento é um método sustentável de gerenciamento de resíduos, reconhecido pela Convenção da Basiléia das Nações Unidas. Consiste em aproveitar o seu valor energético para se conseguir uma integração total no processo de produção do cimento, sem deixar qualquer tipo de resíduo, cinza ou subprodutos adicionais. A tecnologia de coprocessamento permite a recuperação energética e a reciclagem do componente mineral, com a consequente redução do uso de combustíveis convencionais e matérias-primas.
A Geocycle emite o “Waste Management Certificate”, que fornece rastreabilidade e garantia de que os pneus foram coprocessadas com os mais altos padrões de qualidade.
A Geocycle opera mais de 85 instalações de pré-tratamento em 61 países. Possui três centros de coprocessamento na Argentina (Jujuy, Mendoza e Córdoba), além de uma plataforma de pré-condicionamento e formulação de combustíveis alternativos derivados de resíduos.
Fonte: El Cronista