Impasse na importação de pneus para caminhões: Câmara dos Deputados reúne ANIP e ABIDIP em Audiência Pública
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizará, nesta terça-feira (10), uma audiência pública para discutir a taxa de importação de pneus para caminhões. A iniciativa é do deputado Zé Trovão (PL-SC), que destacou o impasse entre fabricantes e importadores de pneus. O debate ocorrerá às 15h30, com o local da reunião ainda a ser definido.
Segundo o deputado Zé Trovão, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) recentemente solicitou à Câmara de Comércio Exterior (Camex) um aumento da taxa de importação de pneus de carga e passeio, de 16% para 35%. A Anip justifica o pedido como uma forma de reequilibrar o mercado, após um aumento das importações nos últimos três anos, o que tornaria o pneu nacional mais competitivo.
Por outro lado, a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) se opõe ao reajuste, alegando que um novo aumento na taxa prejudicaria ainda mais a importação de pneus, já impactada pela retomada da cobrança de impostos no ano passado.
“Com mais de 615 mil caminhoneiros autônomos no Brasil, é crucial ouvir todos os envolvidos para encontrar uma solução equilibrada e justa”, afirmou Zé Trovão.
Entre os participantes da audiência estarão José Aires do Amaral Filho, Superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC/ANTT); Klaus Curt Muller, Presidente Executivo da Anip; Ricardo Alípio da Costa, Diretor Executivo da Abidip; Alziro da Motta, Assessor Jurídico da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA); Antonio Lauro Valdívia Neto, Assessor Técnico da NTC&Logística; Antonio Ricardo Alvarez Alban, Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Fernando do Val Guerra, Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (Abrabor); e Josué da Purificação Pereira, da Fenabor e presidente do Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região (Sintrabor). Também participarão representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Camex e da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira da Receita Federal (Coana).
Com informações da Agência Câmara de Notícias