J.D. Power 2021: Michelin leva todos os pódios, mas é a Kumho que surpreende
Embora a satisfação geral dos consumidores com os seus pneus esteja em alta, os efeitos da pandemia de COVID-19 afetaram a indústria de pneus. Os proprietários de veículos reduziram a quantidade de viagens e atrasaram as visitas para manutenção ou troca de pneus, de acordo com o J.D. Power 2021 U.S. Original Equipment Tire Customer Satisfaction StudySM, apresentado em 18 de março.
O estudo anual mede a satisfação do proprietário dos pneus, obrigatoriamente originais de seus veículos, em quatro áreas principais (em ordem de importância): desgaste; condução; tração/dirigibilidade e aparência do produto. As classificações estão incluídas em quatro segmentos de veículos: luxo, automóvel de passeio, esporte de desempenho e caminhão/utilitário.
“Os eventos do ano passado forçaram muitos consumidores a mudar suas rotinas, desde atrasar o atendimento médico até reduzir a manutenção regular do veículo”, disse Brent Gruber, diretor sênior de qualidade automotiva da J.D. Power. “Assim como é importante manter o controle da saúde pessoal durante a pandemia, também é importante que os proprietários de veículos acompanhem os cuidados automotivos necessários, incluindo os pneus.”
Os resultados do estudo mostram que 13% menos quilômetro foram dirigidos durante o ano passado e os rodízios dos pneus e verificações de pressão tiveram taxas semelhantes de declínio. Além disso, os proprietários atrasaram a substituição de seus pneus OE (originais dos veículos), com o estudo indicando um declínio de 23% nas taxas de substituição.
“Embora menos viagens possam ter ajudado a reduzir o desgaste dos pneus e aumentado o tempo de troca, muitos proprietários também adiaram a necessária manutenção ou troca de pneus”, disse Gruber. “Isso é semelhante a uma tendência observada entre proprietários de veículos elétricos, em que a menor necessidade de manutenção está mantendo as pessoas longe das oficinas. Esta é uma preocupação tanto para fabricantes de pneus quanto para varejistas. Os fabricantes de pneus podem ajudar a impulsionar as vendas e levar as pessoas de volta às oficinas, implementando melhores indicadores de desgaste visual e aumentando as comunicações sobre segurança dos pneus.
Classificações de Estudo
A Michelin está em primeiro lugar no segmento de luxo, com pontuação de satisfação geral de 782 (em uma escala de 1.000 pontos), seguida pela Pirelli, com pontuação de 760. A média do segmento é 750.
A Michelin ocupa a posição mais alta no segmento de automóveis de passageiros, com pontuação de 752. A Goodyear ocupa a segunda posição com pontuação igual 739 e Kumho, que apresentou uma grande melhora em relação aos anos anteriores, ocupa a terceira posição com 736 pontos. A média do segmento é 721.
A Michelin também está em primeiro lugar no segmento esportivo e de performance 789 pontos, seguida pela Goodyear 761. A média do segmento é de 731.
Por fim, a Michelin também ganha no segmento de caminhões/utilitários, com 771 pontos. A Bridgestone está em segundo (737) e a Hankook em terceiro (712). A média do segmento é 711.
O 2021 U.S. Original Equipment Tire Customer Satisfaction Study é baseado nas respostas de 26.131 proprietários de veículos modelo 2018 e 2019 e foi levantado de outubro a dezembro de 2020.