Levantamento da ANIP aponta estagnação na venda de pneus
Mesmo com o aumento da venda de pneus para montadoras (11,8%), o resultado operacional geral para o mês de agosto se manteve estagnado em razão da queda da comercialização no segmento de reposição informa levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Dessa forma, a venda de pneus segue estagnada em 2022.
Considerando todos os segmentos que são abastecidos pela indústria nacional (automóveis, veículos comerciais leves, carga e motos) a venda de pneus atingiu 5,07 milhões em agosto, aumento de 1,5% em relação a julho deste ano (4,99 milhões) e de 2,67% sobre agosto de 2021 (4,94 milhões), segundo a Anip.
Entre os segmentos mais afetados destaca-se o de pneus de carga, com vendas 4,9% menores no acumulado do ano quando comparadas com os primeiros oito meses de 2022, e 14,7% menores na comparação entre agosto de 2022 e agosto de 2021.
“Seguimos no rumo da desindustrialização de um setor estratégico para o país. O Brasil teria parado em 2020 caso não houvesse produção nacional de pneus, principalmente os de carga”, comenta Klaus Curt Müller, presidente-executivo da ANIP.
Clique aqui para acessar o resultado completo da ANIP.