MARIS SpA apresenta na K2022 um novo processo de desvulcanização em duas etapas

Rosta, Itália – O fabricante italiano de extrusoras dupla rosca co-rotativas MARIS SpA apresenta na K2022 um novo processo de desvulcanização em duas etapas.
Chamado Erovec Rubber plus, o sistema inovador foi projetado para produzir borracha desvulcanizada com padrões de qualidade muito elevados.
A primeira etapa envolve a desvulcanização da borracha por meio de uma extrusora de dupla rosca coroada – características equivalentes à Evorec Rubber. A borracha assim desvulcanizada alimentará, por ligação direta, a segunda extrusora. Na segunda etapa, a combinação de uma extrusora monorosca e um troca-telas oferece a possibilidade de obter vantagens significativas.
O resfriamento súbito da borracha desvulcanizada permite conter a temperatura da tira extrudada minimizando a degradação da borracha. Os efeitos são observáveis tanto em termos de propriedades mecânicas do material reciclado quanto em termos de redução das emissões de gases odoríferos.
A filtragem de borracha é possibilitada pela alta capacidade de empuxo da extrusora monorosca, que permite que a borracha desvulcanizada seja filtrada antes da extrusão.
Isso, mais uma vez, serve para aumentar as propriedades mecânicas e, de forma mais geral, as qualidades do material reciclado, explica a MARIS.