Michelin adota plataforma da Thales para proteger e expandir negócios de softwares
A Thales, empresa global de tecnologia e segurança digital, anunciou um acordo com a Michelin para apoiar a expansão de suas atividades no setor de softwares. A fabricante de pneus utilizará a plataforma de monetização de softwares Sentinel, da Thales, para proteger sua propriedade intelectual e facilitar o fornecimento de seus produtos digitais a clientes […]
por Mateus Taday em 29/04/2025 - Atualizado em 29/04/2025
A Thales, empresa global de tecnologia e segurança digital, anunciou um acordo com a Michelin para apoiar a expansão de suas atividades no setor de softwares. A fabricante de pneus utilizará a plataforma de monetização de softwares Sentinel, da Thales, para proteger sua propriedade intelectual e facilitar o fornecimento de seus produtos digitais a clientes em todo o mundo.
A Michelin vem diversificando sua atuação para além da produção física. Entre seus destaques está o software TameTire, que permite a montadoras e equipes de automobilismo simular o desempenho real de pneus com alta precisão, afirma a fabricante. Essa solução, entre outras, passa a ser gerenciada e protegida por meio da plataforma Sentinel.
O TameTire utiliza algoritmos para prever o comportamento dos pneus sob diferentes forças, torques e variações de temperatura, auxiliando fabricantes a desenvolver veículos de melhor desempenho a custos menores. Para equipes de competição, o sistema possibilita ajustes e testes de configuração de forma mais segura e eficiente, sem a necessidade de testes físicos constantes.
Além do TameTire, a Michelin também utiliza a Sentinel para gerenciar softwares como o Canopy — focado em simulações de voltas, modelagem de veículos e otimização de setups utilizando computação em nuvem — e o SiMiX, que gera bancos de dados sobre componentes como pneus, chassis e suspensões, voltados para montadoras, equipes de corrida e fornecedores automotivos.
A gestão de licenças de softwares da Michelin combina operações locais e na nuvem, dependendo do produto. Enquanto o TameTire é instalado de forma híbrida ou offline, os softwares Canopy e SiMiX funcionam exclusivamente via nuvem, utilizando o sistema Sentinel Cloud License Manager, da Thales, para controle e distribuição de licenças.
Representantes das duas companhias destacaram que a parceria permite à Michelin proteger melhor seus ativos digitais, adotar modelos de negócios baseados em assinaturas e otimizar o gerenciamento de licenças. De acordo com Pierre-Yves Mauriere, responsável pelo TameTire na Michelin, o objetivo é focar na inovação contínua de seus softwares e agregar valor ao cliente, aproveitando a estrutura fornecida pela Thales para garantir segurança e flexibilidade.