Michelin adquire integralmente projeto de borracha sustentável na Indonésia
A Michelin tornou-se a proprietária única da Royal Lestari Utama (RLU), uma joint venture com o Barito Pacific Group. A fabricante de pneus, que anteriormente detinha 49% das ações, adquiriu mais 51%.
O projeto RLU, lançado em 2015, visa criar as condições certas para a produção de borracha natural sustentável indonésia em uma ampla área de 70.000 ha em Sumatra, na província de Jambi, e 18.000 ha em Bornéu, na província de Kalimantan Oriental . Esses territórios sofreram grandes danos e desmatamento antes que a Michelin e seu parceiro indonésio se envolvessem.
Por quase seis anos, após um trabalho de preparação significativo, foram plantadas seringueiras em mais de 23.000 ha, e 39.000 ha foram preservados para desenvolver atividades agroflorestais e agricultura de subsistência. O projeto também inclui uma dimensão social, visando consistentemente a melhoria da qualidade de vida de 50.000 habitantes, com a criação de 4.000 empregos e a capacitação de agricultores para o cultivo de hevea e diversificação de cultivos.
O Grupo Michelin investiu mais de € 1 bilhão (US$ 1,05 bilhão) em seus vários negócios desde 2015 na Indonésia. Para a Michelin, este projeto é uma oportunidade significativa de longo prazo para contribuir ativamente para tornar o setor de borracha natural mais sustentável.