Onde a inovação e a tecnologia impulsionam o universo dos pneus.

Mercado

Michelin aponta tendências nos mercados de pneus da América do Norte, Europa e China em março

O Grupo Michelin divulgou que o mercado de pneus na América do Norte apresenta um cenário de estabilidade no segmento de reposição, com uma leve aceleração nas importações até o final de março. A informação faz parte de um balanço preliminar sobre o desempenho global do setor, publicado recentemente pela fabricante francesa. Na Europa, o […]

por Mateus Taday em 22/04/2025 - Atualizado em 22/04/2025

O Grupo Michelin divulgou que o mercado de pneus na América do Norte apresenta um cenário de estabilidade no segmento de reposição, com uma leve aceleração nas importações até o final de março. A informação faz parte de um balanço preliminar sobre o desempenho global do setor, publicado recentemente pela fabricante francesa.

Na Europa, o crescimento nas vendas de pneus aos canais de distribuição (sell-in) foi impulsionado pelo aumento da procura por modelos para inverno e pneus para todas as estações, além de um incremento nas importações. Já na China, o mercado mostra sinais de desaceleração, reflexo de um contexto econômico desfavorável.

O segmento de equipamento original — que abrange pneus fornecidos diretamente às montadoras — continua em queda significativa tanto na Europa quanto na América do Norte. A Michelin atribui essa retração a incertezas econômicas e geopolíticas que afetam decisões de produção e investimento no setor automotivo.

Na China, a demanda interna por pneus apresentou leve recuperação, sustentada por um programa de incentivos econômicos iniciado pelo governo em 2024. Mesmo com esse avanço no mercado local, o volume de veículos exportados continua elevado, o que também tem sustentado a demanda por pneus fabricados no país.

No que diz respeito ao mercado norte-americano de pneus radiais para caminhões e ônibus, a Michelin observa que o segmento de reposição está concluindo um processo de correção, após um período de grandes volumes de importações vindas da Ásia até meados de 2024. Na Europa, esse mercado mostra estabilidade, com retração em países do leste — como a Turquia — e desempenho mais firme na região ocidental.

Por fim, a Michelin informa que o mercado de equipamento original na Europa e América do Norte encerrou 2024 em queda acentuada, impactado por fatores macroeconômicos e regulatórios. Na América do Sul, o desempenho do setor nos primeiros meses de 2025 acompanha o ritmo registrado no primeiro trimestre do ano anterior. Os resultados financeiros completos do primeiro trimestre de 2025 da Michelin serão divulgados no dia 24 de abril.

Tópicos