Michelin considera fechar fábricas na Alemanha
Fonte: European Rubber Journal
HANNOVER, Alemanha – O Grupo Michelin iniciou conversações com representantes sindicais nas suas fábricas na Alemanha que poderão resultar no encerramento de uma ou mais das quatro fábricas da empresa no país.
De acordo com o sindicato IGBCE, a Michelin iniciou conversações com os funcionários na semana de 24 de outubro sobre o programa de redução de pessoal.
Os cortes levariam a Michelin a “retirar-se em grande parte” da produção de pneus para caminhões na Alemanha, uma medida que poderia impactar até 1.500 funcionários, disse o IGBCE.
As fábricas da Michelin em Karlsruhe e Trier enfrentam o fechamento, disse o sindicato, enquanto sua unidade em Homburg está ameaçada de perda de atividades.
As propostas da empresa francesa foram recebidas “com críticas massivas do conselho de trabalhadores e do IGBCE”, disse o sindicato com sede em Hannover.
Os planos são “completamente incompreensíveis para nós e encontrarão a nossa resistência”, disse Matthias Hille, chefe do distrito IGBCE em Mainz, conselheiro do grupo e membro do conselho de supervisão da Michelin Alemanha.
“Locais que são tão tradicionais quanto ultramodernos correm o risco de serem simplesmente desligados sem primeiro pensar sistematicamente em alternativas”, disse Hille.
Observando que a Michelin não forneceu dados detalhados sobre custos e rentabilidade, Hille disse: “… referências gerais a excesso de capacidade e mercados não justificam cortes tão profundos” nas unidades alemãs.
“Todos os números têm que estar na mesa. E depois apresentaremos o nosso próprio conceito e elaboraremos alternativas para possíveis planos de encerramento”, acrescentou.
2 comentários sobre “Michelin considera fechar fábricas na Alemanha”