Michelin escolhe a startup francesa NEOLINE para serviços de frete marítimo sem carbono
Grupo Michelin assinou recentemente um compromisso de transporte com a NEOLINE.
O serviço de transporte marítimo descarbonizado da NEOLINE conta com energia eólica limpa e renovável como principal propulsão de seus navios de carga de 136m de comprimento com 4.200 m2 de velas. Esta é uma solução inovadora e única, aberta a todos os expedidores, que irá reduzir em 90% as emissões de CO2 relacionadas com o transporte marítimo transatlântico de mercadorias.
O compromisso de transporte assinado pela Michelin diz respeito ao transporte em cargueiros à vela de pneus carregados em contêineres de Halifax (Canadá) a Saint-Nazaire-Montoir de Bretagne (França) na linha piloto aberta pela NEOLINE, que irá servir também o arquipélago de Saint Pierre e Miquelon, além de Baltimore (EUA).
A NEOLINE planeja abrir sua linha transatlântica com um primeiro navio em operação em 2023. Com a chegada de um segundo navio, prevista para um ano depois, o grupo Michelin vai confiar gradualmente à NEOLINE pelo menos 50% dos contêineres do grupo transportados nesta linha.
A exemplo das unidades do Grupo, comprometidas com a ambiciosa meta de zero emissões de CO2 até 2050, a Michelin pretende testar novas soluções para descarbonizar suas operações logísticas.
Com este novo compromisso, a NEOLINE posiciona-se como embaixadora da transição energética das cadeias de abastecimento de importantes líderes da indústria francesa, como o Groupe Renault, o Groupe Beneteau, o Grupo Manitou, Jas Hennessy & Co e agora o Grupo Michelin. A solução da NEOLINE, ao reduzir significativamente o impacto do transporte marítimo, contribui para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da França e da Organização Marítima Internacional.