Michelin lança Primacy 5 na Europa. Modelo pode vir para o Brasil
A Michelin apresentou esta semana a nova geração da família Primacy: O Primacy 5.
O novo modelo touring da marca representa uma importante evolução em durabilidade e segurança ao longo de sua vida útil, segunda a fabricante. Com um novo desenho patenteado de banda de rodagem, que inclui canais mais profundos (+10%) para otimizar a evacuação de água, e o uso de elastômeros de última geração, ele apresenta uma melhoria de 4% na frenagem em superfícies molhadas em comparação ao modelo anterior. Além disso, a vida útil do pneu é 18% maior, permitindo percorrer até 7.000 km adicionais com segurança, tanto em trajetos urbanos quanto em viagens mais longas, afirma a marca.
O modelo chega para suceder o atual Primacy 4+, disponível em diversos países, inclusive no Brasil.
Em resposta ao aumento do peso e das demandas dos veículos modernos, além das futuras normas Europeias de performance em pneus gastos, o Primacy 5 oferece desempenho consistente, mesmo quando desgastado, o que reduz seu impacto ambiental. Segundo a avaliação do ciclo de vida (LCA, do inglês Life Cycle Assessment), o pneu apresenta uma redução de 6% na pegada ambiental em relação à geração anterior. Essa melhoria resulta de sua maior durabilidade e menor resistência ao rolamento (-5%), contribuindo para uma abordagem mais sustentável, de acordo com a francesa.
O Michelin Primacy 5 será comercializado em 87 tamanhos em 2025, com 64 disponíveis na Europa a partir de janeiro. Até meados de 2026, a gama total incluirá 149 dimensões. O produto também estará disponível em mercados como a Ásia a partir de março de 2025. Acredita-se que o modelo deve vir ao Brasil em algum momento para substituir os atuais Primacy 4/Primacy 4+.