Michelin promete apresentação soluções para a indústria de transporte e logística na IAA Transportation
A indústria de transporte e logística está enfrentando uma série de desafios, como aumento de custos, escassez de mão de obra, requisitos legais e a crise climática. Na próxima feira IAA Transportation em Hanover, Alemanha, a Michelin apresentará como está contribuindo para encontrar soluções. Com a Michelin Connected Mobility, a empresa apresentará uma solução completa para gerenciamento holístico de frotas no estande B26 do pavilhão 19/20. Ela combina pneus de alta tecnologia, gerenciamento de pneus, manutenção preditiva e gerenciamento de frotas em rede, tornando as frotas mais seguras, eficientes e sustentáveis.
“Temos que construir as bases hoje para moldar a mobilidade de amanhã em um mundo habitável. Uma mobilidade moderna orientada para a sustentabilidade”, afirma Philipp Ostbomk, Vice-Presidente B2B Europa Norte da Michelin. “A indústria de transporte e logística está ajudando decisivamente a moldar este mundo. Para nossos clientes, trata-se de permanecer competitivo a longo prazo em um mercado altamente competitivo – de forma lucrativa, eficiente e sustentável. Por isso, trabalhamos em estreita colaboração com eles para tornar suas frotas adequadas para o futuro.” Consequentemente, a escolha do slogan da feira “StepUp – lado a lado para sua mobilidade sustentável” foi deliberada: “StepUp é nosso apelo a todos os players da indústria: só podemos encontrar soluções para o futuro juntos!”
Com a iniciativa StepUp, a Michelin busca uma abordagem abrangente para harmonizar o crescimento econômico e a mobilidade sustentável. Essa estratégia aprofundada atende às necessidades dos clientes, otimizando custos, aumentando a produtividade, garantindo a segurança dos motoristas e melhorando o gerenciamento de frotas. Há três décadas, a Michelin ajuda empresas de transporte a alcançarem seus objetivos ambientais e navegar em um ambiente competitivo.
Pneus para uma frota mais eficiente e segura
A eficiência, robustez e durabilidade dos pneus têm um impacto direto nos custos gerais da frota, tempo de inatividade, segurança do motorista e meio ambiente. Por exemplo, uma parte significativa do consumo de combustível é diretamente atribuída à resistência ao rolamento dos pneus. A Michelin apresentará duas inovações em pneus na IAA Transportation em Hanover. Os pneus premium da Michelin agora são otimizados para resistência ao rolamento e projetados para eficiência de combustível. Os operadores de frotas se beneficiarão de menos trocas de pneus e uma melhor pegada de carbono.
Pneus de caminhão que são recapados usando o processo especial de recauchutagem a quente Michelin Remix também alcançam uma quilometragem até 150% maior. Um pneu de caminhão recauchutado produz cerca de 135 quilos ou cerca de dois terços a menos de emissões de CO2 do que um pneu de caminhão novo (classe D de resistência ao rolamento). “A recapagem é um processo ecológico e que poupa recursos – e um componente importante de uma mobilidade mais sustentável no setor de transporte para nós”, de acordo com Ostbomk.
Gere valor agregado com dados
Além dos pneus, a Michelin também ajuda os operadores de frotas a melhorar o desempenho de suas frotas. Por exemplo, com as soluções de gerenciamento baseadas em dados da Michelin Connected Fleet, os usuários recebem uma visão geral completa em tempo real do uso de todos os veículos da frota. Isso permite que eles utilizem suas frotas de forma otimizada, reduzam os custos operacionais e aumentem a segurança viária por meio de feedback sobre o comportamento de condução, além de melhorar o consumo de combustível e a pegada de carbono. Com soluções como Trailer Premium da Michelin Connected Fleet, os operadores também estarão preparados se as regulamentações legais mudarem – por exemplo, em termos de monitoramento da pressão dos pneus.
Com a Michelin Smart Predictive Tire, a empresa está demonstrando uma solução digital que previne quebras desnecessárias e caras e permite que a manutenção dos pneus seja planejada antecipadamente. Assim que a pressão ou temperatura dos pneus se desvia do padrão ou os pneus se desgastam, a solução notifica os gerentes de frota para que eles possam responder imediatamente.
A frota do amanhã – na IAA hoje
Com a Symbio, a Michelin está demonstrando como novos conceitos de condução podem abrir caminho para um futuro sustentável. Em uma joint venture com a Faurecia e a Stellantis, a empresa está avançando ainda mais no uso industrial do hidrogênio. “O hidrogênio é uma tecnologia-chave para nós no caminho para uma mobilidade livre de emissões”, de acordo com Ostbomk. No final do ano passado, a Symbio abriu sua primeira gigafactory para a produção de sistemas de células de combustível em Saint-Fons, França. A capacidade de produção lá deve aumentar para 50.000 até 2026.