Michelin visa até 80% de uso de adesivos sustentáveis para seus pneus até 2025
A ResiCare, subsidiária da Michelin, alcançou um marco com o uso de seus produtos na indústria da madeira.
A empresa – especializada no desenvolvimento e produção de adesivos de alto desempenho – em parceria com o fabricante francês de painéis de compensado Allin, desenvolveu o “R’PLY”, um “compensado responsável” que integra as resinas biológicas da ResiCare com adesivos convencionais.
Os painéis, desenvolvidos ao longo de quatro anos de colaboração, serão a primeira aplicação comercial “fora dos pneus” das resinas e estarão disponíveis em certas lojas de bricolagem “em breve”, disse a Michelin em um comunicado recente.
Além disso, em maio de 2021, a ResiCare montou uma unidade móvel de produção de resina na fábrica de pneus da Michelin em Olsztyn, Polônia, para apoiar a produção de pneus ecológicos, usando adesivos livres de formaldeído e resorcinol da empresa.
A Michelin disse que sua ambição é substituir, até 2025, mais de 80% de seu adesivo usual para uso no reforço têxtil de pneus com adesivos ResiCare, que são isentos de substâncias de grande preocupação para a saúde (SVHC).
Com base no modelo Olsztyn, a ResiCare pretende estabelecer outras unidades de produção compactas nos próximos meses na Europa e na Ásia e oferecer sua tecnologia de reforço têxtil para todos os fabricantes de pneus.
De acordo com a ResiCare, mais de 80.000 pneus Michelin foram fabricados com a nova resina desde 2018.
Mais de 40 patentes já foram depositadas para a tecnologia ResiCare.