Negro de fumo: Goodyear e Monolith colaboram para desenvolver processo mais sustentável
A Goodyear Tire & Rubber Company firmou um acordo de colaboração e uma carta de intenções com a Monolith para o desenvolvimento e uso potencial de negro de fumo produzido a partir de metano e/ou biometano em pneus.
A Goodyear é a primeira a adotar essa forma de negro de fumo produzido por meio de um processo de pirólise de metano baseado em plasma, o que ajudará no avanço do trabalho da empresa para identificar e empregar materiais mais sustentáveis.
O negro de fumo é um ingrediente chave para a fabricação de pneus, entregando robustez, maior resistência ao rasgo e à abrasão. Um pneu típico utiliza entre 15-20% de negro de fumo por peso. O negro de fumo tradicional é obtido a partir da combustão de óleo residual ou óleo de alcatrão de carvão.
O processo limpo e ambientalmente responsável cria quase zero emissões locais e reduz significativamente as emissões do ciclo de vida em geral. Por meio da tecnologia de pirólise de metano da Monolith, a empresa é capaz de evitar que cerca de 2,3 toneladas de CO2 sejam liberadas para cada tonelada de negro de fumo produzida em comparação com os processos de fabricação tradicionais.
“Estamos comprometidos com a sustentabilidade e causando um impacto positivo pela escolha dos materiais que usamos”, disse Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear. “Nossa colaboração com a Monolith é um exemplo de como estamos usando materiais sustentáveis em produtos de qualidade que proporcionam um futuro melhor.”