Nokian Tyres assina acordo de compra de negro de fumo recuperado da Enviro, JV da Michelin
A Nokian Tyres firmou um contrato de compra de longo prazo com uma joint venture de reciclagem de pneus. Este acordo ajudará a Nokian Tyres a alcançar uma de suas principais metas de sustentabilidade: aumentar a parcela de matérias-primas recicladas e renováveis em pneus para 50% até 2030. A Nokian Tyres já havia iniciado o uso de negro de fumo recuperado em uma linha de produtos comerciais em 2022.
O acordo de longo prazo com a joint venture permitirá a utilização crescente desse material nos pneus, acelerando a circularidade e a sustentabilidade na indústria. A joint venture, formada por empresas como Antin Infrastructure Partners e Scandinavian Enviro Systems, planeja estabelecer fábricas de reciclagem de pneus usados em toda a Europa, com capacidade total para reciclar até um milhão de toneladas anualmente até 2030. A primeira fábrica, localizada na Suécia, deverá estar totalmente operacional em 2025. As entregas para a Nokian Tyres começarão em 2026.
O negro de fumo é utilizado como um reforço nos pneus para melhorar suas propriedades físicas, como a resistência. Como o negro de fumo virgem é derivado de combustíveis fósseis, substituí-lo parcialmente pelo negro de fumo recuperado reduz o impacto ambiental das matérias-primas dos pneus. Isso também acelera a economia circular na indústria, já que o negro de fumo recuperado é obtido por pirólise de pneus usados.
“O uso de negro de fumo recuperado traz diversos benefícios para a sustentabilidade. Ele reduz o uso de matérias-primas virgens e aumenta a parcela de materiais reciclados. As emissões da fabricação de negro de fumo recuperado são mais de 90% inferiores às do negro de fumo virgem. Em uma escala maior, o uso de negro de fumo recuperado também aumenta a circularidade e a sustentabilidade na indústria de pneus”, afirma Juha Hietalahti, Vice-Presidente de Compras da Nokian Tyres.
“Ao introduzir novas matérias-primas nos pneus, uma das tarefas mais desafiadoras é encontrar o equilíbrio certo entre a seleção da matéria-prima e as propriedades do pneu, pois o uso de materiais reciclados ou renováveis não pode comprometer as características de segurança do pneu. O negro de fumo recuperado que receberemos com este acordo é um passo importante na criação de pneus premium ainda mais sustentáveis que ofereçam segurança em todas as condições de direção”, diz Hietalahti.