Novo regulamento de segurança da UE exige TPMS em pneus de caminhões e ônibus
Bruxelas – Pneus de caminhões e ônibus são legalmente obrigados a ter sistemas de monitoramento de pressão sob o novo regulamento de ‘segurança geral de veículos’ da UE, que entrou em vigor em 6 de julho.
A legislação também introduz sistemas avançados de assistência ao condutor para melhorar a segurança rodoviária e estabelece um quadro jurídico para a homologação de veículos autónomos e totalmente sem condutor.
Ônibus e caminhões devem estar equipados com tecnologias para melhor reconhecimento de possíveis pontos cegos, alertas para evitar colisões com pedestres ou ciclistas e sistemas de monitoramento da pressão dos pneus.
Ainda de acordo com o regulamento, carros e vans também devem ter recursos de segurança adicionais, como sistemas de manutenção de faixa e frenagem automatizada.
Todos os veículos serão obrigados a ter assistência inteligente de velocidade, detecção de ré com câmera ou sensores, alerta de atenção em caso de sonolência ou distração do motorista, gravadores de dados de eventos e sinais de parada de emergência.
As regras abrangerão todos os veículos novos a partir de 7 de julho de 2024, com algumas medidas a serem estendidas para abranger diferentes tipos de veículos rodoviários até 2029.
Fonte: European Rubber Journal.
A tendência é o acompanhamento da evolução dos meus de transportes cada dia melhorar o locomoção de passageiros e Log no geral com segurança e mais eficiência