O segundo momento de “Peixe Grande” no mercado de pneus brasileiro
* por Chaoyang Brasil
Duas coisas importantes aconteceram recentemente no mercado de pneus brasileiro.
Uma delas é o pedido da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) para aumentar os impostos sobre pneus importados, a fim de proteger sua fatia de mercado em declínio. De acordo com o relatório da Associação, a participação das marcas nacionais no segmento de pneus de passeio caiu de 70% para 39% nos últimos sete anos, enquanto a participação em pneus de caminhões caiu de 76% para 53% no mesmo período. A ANIP tenta atribuir essa queda ao baixo preço dos pneus importados, mas, na visão do autor, isso não é o fator principal. Nos sete anos entre 2017 a 2024, a diferença de preço entre mas arcas nacionais e as importadas manteve-se consistentemente entre 30% a 40%. Da mesma forma, não houve mudanças significativas na qualidade dos produtos, nos serviços ou no marketing entre as duas partes.
No entanto, 2017 foi realmente um ano crucial, que o autor chama de o primeiro momento de “Peixe Grande” no mercado de pneus brasileiro. Foi nesse ano que a WESTLAKE, marca da ZC Rubber, a maior fabricante de pneus da China, iniciou sua parceria com o gigante de varejo Carrefour, provocando uma transformação nos canais de vendas de pneus no Brasil. Atualmente, o Carrefour é um dos maiores varejistas de pneus do país, e seu sucesso inspirou outros gigantes do varejo a ingressarem nesse mercado. Essa mudança nos canais de venda foi o principal fator na transformação da participação de mercado. A presença das redes de lojas nas vendas de marcas nacionais caiu de 80% para 50%, destacando o impacto significativo dessa transformação.
Recentemente, a fusão entre a Pneustore, maior e-commerce de pneus do Brasil, e a rede de lojas GP Pneus marcou o que pode ser considerado o segundo momento de “Peixe Grande” no mercado de pneus brasileiro. Esse movimento sinaliza uma nova fase de transformação nos canais de venda, agora mais competitiva, em que grandes empresas absorvem as menores e as fusões se tornam cada vez mais frequentes.
Para as rede de lojas que buscam uma solução da acirrada concorrência do mercado, as grandes marcas nacionais impõem políticas comerciais extremamente rigorosas, limitando a flexibilidade de negócios, enquanto os pneus importados geralmente carecem de políticas comerciais que protejam os interesses das lojas.
Atualmente, a principal marca da ZC Rubber, a CHAOYANG, está sendo lançada no mercado brasileiro com foco nas redes de lojas. Na China, a CHAOYANG é a marca líder da ZC Rubber, fornecendo pneus originais para veículos elétricos como o BYD Dolphin e atuando como patrocinadora oficial do Arsenal. A marca chega ao Brasil com a estratégia das “Cinco Excelências”: “Melhor Política”, “Melhor Canal”, “Melhor Produto”, “Melhor Marketing” e “Melhor Serviço” — oferecendo soluções que atendem diretamente às necessidades das redes de lojas de pneus e garantindo uma operação eficiente e vantajosa.
Caso tenha interesse, entre em contato com a CHAOYANG para mais informações.
Chaoyang Brasil
WhatsApp: +55 11 9 7444-5551
e-mail: comercial@chaoyanglatam.com
– As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do 54PSI –