Operação Off-Road II intensifica combate à sonegação no setor de pneus e câmaras de ar no RS

A Receita Estadual do Rio Grande do Sul deflagrou uma nova fase da Operação Off-Road. A ação, voltada à fiscalização de empresas do setor de pneus e câmaras de ar, busca combater a sonegação fiscal do ICMS e a concorrência desleal, garantindo que todas as empresas cumpram suas obrigações tributárias.
Coordenada pelo Grupo Especializado Setorial de Veículos, Autopeças e Pneumáticos (GES-VEI), ligado à Delegacia da Receita Estadual em Caxias do Sul, a operação mobiliza dez auditores-fiscais e dois analistas tributários. O trabalho conta ainda com o apoio do Batalhão Fazendário da Brigada Militar e da Seção de Informática Forense da Receita Estadual.
Nesta fase da ofensiva, serão analisadas transações que totalizam aproximadamente R$ 180 milhões, nas quais há indícios de omissões de vendas e outras irregularidades fiscais. Segundo a Receita Estadual, práticas ilícitas como essas comprometem a arrecadação pública e prejudicam a competitividade no setor, afetando diretamente os empresários que atuam dentro da legalidade.
A fiscalização do segmento de pneus e câmaras de ar faz parte do planejamento estratégico do GES-VEI. A Receita Estadual tem intensificado suas operações em diversos setores da economia, com novas ações previstas nos próximos meses.
Além de recuperar valores devidos ao Estado, as operações visam proteger empresas que cumprem suas obrigações fiscais e inibir fraudes. Essas iniciativas integram o Programa Receita 2030+, que busca modernizar a administração tributária gaúcha por meio de 30 medidas estratégicas voltadas à eficiência da arrecadação e ao combate à sonegação.
* Com informações da Ascom Sefaz/Receita Estadual