Oráculo: o futuro da direção
Por Daniel Schnaider, CEO da Pointer by PowerFleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas
Sistemas integrados de câmera em automóveis não são novidade. Há muitos anos são usados para auxiliar o motorista de diversas formas, mas nem todos conhecem todas as suas possibilidades no trânsito. Daniel Schnaider, CEO da Pointer by PowerFleet Brasil, líder mundial em soluções para redução de custo, prevenção de acidentes, roubos e fraudes em frotas, com monitoramento interno e externo por meio das câmeras atualizadas com softwares e inteligência artificial, o que possibilita analisar desde o comportamento do motorista através do reconhecimento de movimentos levianos até a segurança da carga e monitoramento de rotas.
Segundo o especialista em tecnologias disruptivas, as câmeras tanto internas quanto externas podem ser a diferença essencial e vital para o condutor e para a sociedade. Veja como o uso de câmeras veiculares pode transformar o trânsito de 5 formas diferentes.
Quando direcionada para o lado externo e com uso de inteligência artificial, o equipamento pode avisar ao condutor quando um veículo está próximo demais de outro, ou se o motorista fez alguma ação considerada perigosa ao volante como avançar a faixa de pedestres, curvas perigosas, entre outros. Em tempo real é possível emitir um aviso em caso de imprudência. Em caso de carros empresariais, o gestor de frotas ou uma central pode escolher trocar aquele motorista, parar o veículo ou até mesmo chamar a policia em casos mais graves de imprudência.
Acoplada dentro do veículo as câmeras podem analisar o comportamento do motorista e entender se ele está seguindo as regras de trânsito ou se não faz uso de cinto de segurança, se usa o telefone celular ao volante ou até mesmo se dirige com fadiga. Situações que podem comprometer não só a vida dele, como a de outras pessoas na via. Neste caso, alertas também são emitidos para que as devidas providências sejam tomadas.
Em casos em que o acidente não consegue ser evitado, as câmeras assumem a posição de resgate e podem enviar os alertas às centrais mais próximas de emergência com imagens do acidente para que a ambulância correta seja enviada, otimizando o salvamento das vítimas. Ainda, em locais com boas infraestruturas e legislações é possível reduzir consideravelmente a quantidade de vítimas fatais, bem como contribuir com uma mobilidade mais tranquila e segura, já que muitas câmeras já vêm equipadas com GPS.
Ainda, tem uma questão importante: a segurança contra roubos. As vítimas de crimes, certamente, querem contar com as imagens para que os culpados sejam responsabilizados por seus atos.
Em caso de perícia, é possível entender o que aconteceu em segundos. Essas são tecnologias de fácil acesso e já utilizadas por muitas empresas, e os benefícios também podem ser utilizados por pessoas físicas.
As câmeras, munidas com inteligência artificial se transformaram em um mundo de oportunidades para o trânsito e segurança nas vias. Vidas são preservadas, custos reduzidos ou até mesmo evitados e, com certeza, condutores se tornam mais conscientes.
Estamos diante de um futuro muito mais próspero para a sociedade.