Pesquisa aponta que a maioria dos proprietários de carros elétricos preferem usar pneus especializados
Uma pesquisa encomendado pela Apollo Tyres concluiu que uma maioria significativa de proprietários de veículos eléctricos (VE) na Europa preferiria comprar pneus de reposição que tenham sido desenvolvidos especificamente para utilização num VE.
Numa sondagem a 6.000 motoristas europeus encomendada pela Apollo Tyres, 75% dos condutores de veículos elétricos disseram que prefeririam pneus de reposição específicos para veículos elétricos, em comparação com apenas 4% que afirmaram que seria improvável que o fizessem.
A pesquisa também descobriu que os condutores de veículos elétricos mais jovens são o grupo com maior probabilidade de adquirir um pneu de reposição especializado. A maioria (81%) das pessoas com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos afirma ter “muita probabilidade” ou “alguma probabilidade” de comprar um pneu concebido especificamente para veículos eléctricos, em comparação com 61% das pessoas com idades entre os 45 e os 54 anos.
Ao substituir os pneus de um VE, é mais provável que os homens selecionem um produto específico para VE, com 36% a afirmar que seria “muito provável” que o fizessem, em comparação com 30% das mulheres condutoras de VE.
Quando questionados sobre os fatores que os motivariam a escolher um determinado tipo de pneu de reposição, 41% dos condutores de veículos eléctricos citam “alta tração e aderência em todas as condições meteorológicas”, enquanto 36% prefeririam um produto “recomendado pelo fabricante do automóvel”.
Ao escolher pneus no futuro, 60% dos proprietários de VE dizem que estariam dispostos a pagar mais por produtos desenvolvidos especificamente para utilização num VE.
Yves Pouliquen, Diretor do Grupo de Vendas e Marketing da Apollo Tyres, afirma: “À medida que a Europa continua a sua mudança para o transporte eletrificado, os consumidores estão a ficar mais conscientes dos produtos que podem oferecer benefícios significativos para os seus VEs. Isto foi confirmado pela procura inicial do Quatrac Pro EV, bem como pelos resultados desta pesquisa, e continuaremos a investir em inovações específicas para EV à medida que o setor cresce.”