Pirelli equipa a nova McLaren Artura com Cyber ​​Tire

Pirelli equipa a nova McLaren Artura com Cyber ​​Tire

A McLaren Artura, novo supercarro híbrido da marca, sai de fábrica com pneus equipados com sensores especiais da Pirelli. Chamado de Cyber ​​Tire, o sistema é composto por um sensor colado no interior de cada pneu, que coletam e reúnem dados vitais para uma direção segura, que são posteriormente processados por um software integrado ao computador de bordo do carro.

A tecnologia Cyber ​​Tyre oferece um conjunto de informações ao carro e ao motorista: a identificação do pneu, seu tipo (versão de inverno ou verão), pressão indicada de uso, índice de carga e símbolo de velocidade – bem como informações atuais de serviço, como como temperatura e pressão.

https://youtu.be/8GNLFFGAAKE
Sistema Cyber Tyre da Pirelli. Fonte: divulgação.

As informações são fornecidas, com maior precisão em comparação aos sensores tradicionais instalados nas válvulas, já que os sensores de transmissão da Pirelli estão em contato direto com os pneus reais, e não com os aros das rodas. Os dados fornecidos pelos sensores são processados ​​por um software criado pela fabricante que é integrado à eletrônica do carro. Algumas informações podem ser vistas no painel e no display central; outras informações são usadas pela eletrônica do carro para calibrar os sistemas de alerta do motorista com base nas características exatas dos pneus e suas condições.

Por exemplo, um carro equipado com o sistema Cyber ​​Tire da Pirelli pode alertar um motorista de que ele precisa verificar a pressão dos pneus para continuar dirigindo com segurança. Alternativamente, quando é hora de trocar o tipo de pneu – que muitas vezes carrega uma classificação de velocidade diferente do verão ao inverno – o carro alerta o motorista quando a velocidade máxima para aquele pneu é atingida. A funcionalidade específica dos pneus Cyber ​​é escolhida e definida pelos fabricantes que os adotam para cada modelo.

No caso da McLaren, algumas dessas funções foram selecionadas especificamente para uso em uma pista de corrida. Por exemplo, o Pirelli Cyber ​​Tire permite que o motorista adapte a pressão dos pneus para obter melhor desempenho na pista com base em seu estilo de direção individual. Como resultado, os alertas que cada motorista recebe também são alterados. Os motoristas também podem ser notificados sobre quando os pneus atingiram a temperatura ideal, permitindo que eles acessem a janela correta para extrair o máximo desempenho possível do pacote de pneus do carro. Além disso, os motoristas podem ser informados de quando devem esfriar os pneus novamente.

McLaren Artura. Fonte: divulgação.

Os engenheiros da Pirelli desenvolveram pneus P Zero sob medida para o McLaren Artura na medida 235/35R19 na frente e na medida 295/35R20 na traseira, juntamente com os próprios engenheiros da McLaren.

Os pneus P Zero Corsa, desenvolvidos especificamente para uso na pista e na estrada, também estão disponíveis, apresentando um composto derivado da experiência automobilística da Pirelli. Para o inverno, o McLaren Artura se beneficia de pneus de inverno P Zero exclusivos projetados especificamente para corresponder às suas características, com um composto feito sob medida e design de banda de rodagem que garante um desempenho semelhante ao pneu de verão P Zero. Todos os três pneus para o McLaren Artura podem ser distinguidos por suas marcações MC-C nas paredes laterais.

A empresa vislumbra que próxima etapa será feita de pneus conectados a uma rede com outros veículos e a infraestrutura do entorno. Em novembro de 2019, a Pirelli foi a primeira empresa de pneus a compartilhar informações relacionadas a superfícies de estradas na rede 5G, graças aos pneus inteligentes equipados com sensores. Isso foi apresentado no evento “serviços avançados 5G ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) do mundo” em Torino, Itália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *