Pirelli lança campanha interna “câmeras abertas em home office”
Na semana passada, a fabricante de pneus Pirelli divulgou em suas redes sociais um vídeo estimulando o uso de câmeras abertas nas reuniões on-line que acontecem entre seus colaboradores, mesmo que eles não estejam “nem um pouco arrumados” ou “trabalhando da escrivaninha”.
Não importa se os Pirellianos estão trabalhando da escrivaninha, do jardim ou do sofá, muito menos se estão super arrumados ou de pijama. O que importa pra gente é poder ver todo mundo e matar as saudades, já que o time administrativo está trabalhando em regime home office desde março de 2020. Uma forma divertida de dizer: A GENTE SÓ QUER TE VER!! 🙂, diz o post da empresa.
A campanha bate em um dos principais efeitos colaterais do home office que foi bastante negligenciado no início da pandemia, mas que é sentido com mais intensidade agora: a impessoalidade e o afastamento entre as pessoas que reclamam do distanciamento social, mas não abrem sua câmera em video chamadas. Algumas organizações, inclusive, entendem o ato de participar de uma reunião de trabalho com câmeras desligadas como uma indelicadeza.
Na verdade, ligar a câmera durante as reuniões virtuais pode ajudar no trabalho dizem os especialistas. Eis algumas razões: demonstra responsabilidade, transmite confiança, cria uma ponte de relacionamento e ajuda no envolvimento.
Além disso, o vídeo pode torná-lo memorável, pois cérebro lembra significativamente mais quando há dicas de vídeo e áudio. Estar fora da câmera torna você apenas e tão somente uma voz.