Pneu rosa marca o lançamento de movimento para valorização da mulher no campo
No próximo dia 8 de março será celebrado o Dia Internacional da Mulher, a importante data, oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, é o marco na luta das por igualdade. Para homenagear e reconhecer o papel das mulheres também no agronegócio como protagonistas, a Titan Pneus lança durante a Expodireto Cotrijal, que acontece em Não-Me-Toque/RS, de 4 a 8 de março, o movimento nacional Agro+Delas. Como marca dessa importante iniciativa, a empresa desenvolveu um pneu exclusivo na cor rosa e que será símbolo dessa valorização feminina.
De acordo com o vice-presidente de vendas e marketing da empresa para América Latina, Luiz Antonio Quevedo Marthe, esse movimento criado pela Titan, endossa o importante momento presenciado no campo. “A presença feminina tem crescido nas fazendas brasileiras e cerca de 1 milhão delas, segundo dados do IBGE, estão atualmente à frente de propriedades rurais, atuando diretamente com na produção. Portanto, a fabricação desse Pneu Rosa é o nosso agradecimento e reconhecimento do público feminino no agronegócio”, destacou
A diretora de recursos humanos da empresa, Camila Mendes, explica que a simbologia envolvida no desenvolvimento de um pneu feito de borracha rosa vai além da cor, isso representa também a força da mulher. “Essa iniciativa que nasceu de dentro para fora da Titan, é um incentivo para que cada vez mais tenhamos a presença feminina atuando no mercado. É importante reforçar que temos muitas outras iniciativas de equidade e inclusão algumas delas relacionadas a mulher. Também atuamos com ações externas com todos os parceiros e com a comunidade entorno de nossas operações”, completou.
Confeccionar este pneu tão característico foi um grande desafio. A missão foi iniciada pelas engenheiras da companhia, que prontamente toparam e ficaram responsáveis por desenvolver o projeto do zero. A partir daí foi necessário bastante planejamento e também o envolvimento de toda a equipe da fábrica, uma vez que a execução demandaria uma certa complexidade.
Segundo Meire Santorio, diretora de qualidade e tecnologia da Titan, o processo exigiu uma logística especial, pois foi preciso a criação de uma composição química diferente, uma vez que o produto foge da cor tradicional de linha. Além disso, foi necessária uma limpeza minuciosa dos maquinários para evitar qualquer alteração na cor manipulada. “Chegar a essa ‘receita do bolo’ com a composição ideal mantendo todas as características de vulcanização e processabilidade, foi desafiador, afinal, embora seja um produto que não terá venda comercial, precisava ter todas as características importantes de um pneu tradicional”, destacou.
Para a gerente de qualidade e processos, Roberta Rodrigues, que comandou a equipe de engenheiras, foram quase nove meses de um árduo trabalho, mas que valeu a pena com o objetivo alcançado. “Estamos muito felizes em finalizar esse projeto e entregar um pneu de muita qualidade dentro das medidas tradicionais. E o que mais nos marcou é que ele foi 100% desenvolvido por nós mulheres, e justamente por isso, ele é ainda mais simbólico, pois o mercado de engenharia ainda possui um grande espaço a ser desbravado por nós”, disse a profissional.