Polêmica nas redes: validade e garantia do pneu são a mesma coisa?

Polêmica nas redes: validade e garantia do pneu são a mesma coisa?

O debate validade vs garantia do pneu vem tomando as notícias, grupos de whatsapp e redes sociais. Essa polêmica acontece porque para muitas pessoas, a validade e a garantia de um pneu não são conceitos distintos. No entanto, não só são diferentes, como ambos são importantes para a segurança e a durabilidade do veículo.

Validade do pneu refere-se ao período durante o qual o pneu é considerado seguro para uso, independentemente de ele ter sido utilizado ou não. Os pneus possuem uma vida útil determinada pelo fabricante, que geralmente varia de cinco a dez anos a partir da data de fabricação. Essa data de fabricação é indicada no pneu por um código de quatro dígitos chamado DOT, onde os dois primeiros dígitos indicam a semana e os dois últimos o ano de fabricação. Após o prazo de validade, o material do pneu começa a deteriorar, tornando-o menos seguro, mesmo que ele não tenha sido utilizado.

Garantia do pneu, por outro lado, é o período oferecido pelo fabricante em que ele se compromete a reparar ou substituir o pneu em caso de defeitos de fabricação. A garantia cobre problemas como bolhas, descolamentos e deformações que possam ocorrer devido a falhas no processo de produção. A garantia normalmente tem uma duração menor que a validade, variando entre um e cinco anos, e cobre apenas defeitos de fabricação, não o desgaste natural do pneu devido ao uso.

Portanto, a validade do pneu está relacionada ao tempo de segurança do material, enquanto a garantia diz respeito à responsabilidade do fabricante em caso de defeitos. É essencial estar atento a ambos para garantir a segurança e o bom desempenho do veículo.

– As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do 54PSI –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *