Preços de pneus ao consumidor baixa pelo 16º mês consecutivo… na Europa.
De acordo com a Associação Nacional de Distribuidores e Importadores de Pneus (ADINE) da Espanha, os preços dos pneus apresentaram um decréscimo de 0,1% em junho em relação ao mês de maio, acumulando 16 meses consecutivos de queda.
Na comparação anual, os preços dos pneus registraram uma baixa de 2,2% em junho, completando 16 meses seguidos de recuo. Essa retração representa uma diminuição de 0,1% em relação a maio, quando a taxa era de 2,3%, segundo estudo da ADINE baseado em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.
Essa queda persistente coloca os preços dos pneus 1,2 ponto percentual abaixo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) geral, que recuou para 3,4% em junho.
O estudo da ADINE também aponta que, em junho, os preços dos pneus experimentaram um aumento de 0,2% em relação ao mês anterior, ficando duas décimas abaixo do IPC geral, que foi de 0,4%.
No acumulado do ano, os preços dos pneus registraram um aumento de 0,5%, uma diferença de 3,7 pontos percentuais menor em comparação com o primeiro semestre do ano passado, quando a alta foi de 4,2%. Além disso, os preços dos pneus se encontram 2,1 pontos percentuais abaixo do IPC na Espanha até junho.
Óscar Bas, secretário executivo da ADINE, declarou que “mais uma vez, de acordo com os dados do INE até junho, observamos uma tendência anual contínua de queda nos preços dos pneus pelo décimo sexto mês consecutivo. Isso reflete a situação atual do mercado e a competitividade dentro do setor”. “No entanto, apesar do aumento no preço do frete de contêineres da Ásia nos últimos meses, o acumulado do primeiro semestre deste ano mostra apenas um aumento de 0,5%”, acrescentou Bas.
Foto: Image by freepik
Fonte: Canal Neumático.