Projeto-piloto da Continental permite monitorar a profundidade dos sulcos, pressão e temperatura dos pneus em tempo real
Um projeto-piloto conduzido pela Continental Pneus com 600 veículos da frota de carros compartilhados Share Now, da Dinamarca, demonstrou com sucesso ser possível monitorar em tempo real a profundidade dos sulcos dos pneus, além de pressão e temperatura.
A iniciativa, que contou com a cooperação da Traffilog, especialista em telemetria, conectou as informações captadas pelos sensores de pneus e dados de telemetria dos carros da frota com um algoritmo proprietário na nuvem.
Como resultado, a Continental conseguiu identificar a profundidade da banda de rodagem do pneu em tempo real com uma precisão de menos de um milímetro.
“Com este piloto, oferecemos outra visão do futuro das soluções de pneus digitais inteligentes da marca. Conectar pneus diretamente à nuvem nos permite criar novos modelos de negócios interessantes”, disse Tansu Isik, chefe de desenvolvimento de negócios e marketing global da área de negócios da Continental Pneus.
No futuro, soluções de pneus digitais inteligentes como esta serão um fator chave para permitir a manutenção dos pneus utilizando como base a necessidade, ao invés da manutenção regular e programada.