Prometeon reduz despesas com materiais produtivos em 15% utilizando collaborative sourcing
No início de 2020, durante um fishing day organizado pelo inovaBra habitat, a Prometeon foi apresentada à startup Smarkets, que fornece uma plataforma para compras para empresas.
Na ocasião, a unidade de Gravataí da Prometeon, no Rio Grande do Sul, tinha dificuldade de se posicionar em algumas categorias de produto. O motivo era o baixo volume das operações, que eram pouco atraentes aos olhos dos grandes players do mercado.
A plataforma reúne grandes organizações de diversos segmentos com demandas comuns para negociar os melhores preços com os fornecedores. Tudo com o uso de machine learning e inteligência artificial. “Isso resulta em condições diferenciadas tanto para o vendedor como para o comprador por conta dos volumes transacionados”, diz Mônica Granzo, CEO da startup.
Inovação no processo de compras
A equipe da Smarkets, então, propôs sua metodologia que se apoia no collaborative sourcing.
Um conceito que nada mais é do que unificar as demandas iguais de seus clientes para conseguir melhores preços no mercado e levar a tão esperada economia e redução de custo ao cliente.
Para isso apoia seus processos em sistemas automatizados, colaborativos e integrados aos principais ERPs de mercado, com uso de machine learning e inteligência artificial.
Na unidade do sul da Prometeon, os primeiros serviços testados foram na área de materiais produtivos da empresa. Os resultados surpreenderam logo nas primeiras semanas de atuação, com a área de manufatura como a principal beneficiada com o moderno projeto apresentado pela Smarkets.
Deu tão certo que o planejamento avançou para outros setores e a Prometeon levou para dentro da empresa mais benefícios, tais como:
- Upgrade na base de fornecedores, com aumento significativo de empresas cadastradas;
- Melhorias no setor financeiro;
- Mudanças expressivas na área de logística.
Economia de 15% nas operações financeiras
Um upgrade que impactou significativamente as finanças da empresa, permitindo inclusive que equipe envolvida na ação pudesse estreitar contatos com prospects.
“Tivemos economia de 15% logo no primeiro projeto e estamos iniciando dez novos eventos que serão implementados até março de 2021. Nossa expectativa é manter o percentual de economia e os demais ganhos que tivemos no início da parceria com a Smarkets”, diz Victor Molle, Gerente de Compras da Prometeon para as Américas.