Reciclanip já coletou mais de 1 bilhão de pneus inservíveis nos últimos 21 anos
A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, anunciou o lançamento da primeira edição do Relatório Ambiental da Indústria de Pneumáticos detalhando os resultados do programa de logística reversa de pneus inservíveis iniciado em 1999 em todo o Brasil.
Ao longo dos últimos 21 anos, foram coletados o equivalente a 1,1 bilhão de pneus de passeio, por meio dos 1.053 pontos de coleta distribuídos por todo o país. O Brasil figura hoje como o sétimo produtor mundial na categoria de pneus para automóveis e o quinto em pneus para caminhões e ônibus.
“A partir de 2007, criamos a Reciclanip, instituição sem fins lucrativos, para cuidar exclusivamente da logística reversa de pneus”, explica Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP. Desde o início deste trabalho, a Reciclanip coletou mais de 5,23 milhões de toneladas de pneus.
Quando se trata de ações pós consumo, no tratamento do resíduo sólido – pneu, a Reciclanip está em constante busca de soluções cada vez mais sustentáveis. Trabalhar a destinação para otimizar a utilização dos pneus inservíveis, requer uma gestão de processos bem definida.
“A operação da Reciclanip, que se inicia na logística para o recolhimento dos pneus nos pontos de coleta ou em campanhas nos municípios que não tenham os pontos, passa pela destinação correta do pneu, trituração com empresas parceiras e retorna para o mercado por meio de utilização em cimenteiras como fonte de energia alternativa, siderúrgicas e na fabricação de produtos como percintas, solas de calçados, asfalto borracha e tapetes para automóveis, por exemplo”, destaca Müller.
Confira o conteúdo completo do Relatório Ambiental clicando aqui.