Reforma de pneus: projeto de lei valoriza sustentabilidade e reduz custos no transporte
O Projeto de Lei 2470/22, de autoria da Senadora Margareth Buzetti que prevê isenção de PIS/Pasep e Cofins para empresas de reforma de pneus, é uma medida acertada e necessária. Além de beneficiar diretamente caminhoneiros e transportadoras com redução de custos operacionais, também estimula práticas sustentáveis, combatendo o descarte irregular de pneus e incentivando a […]
por Mateus Taday em 12/05/2025 - Atualizado em 12/05/2025
O Projeto de Lei 2470/22, de autoria da Senadora Margareth Buzetti que prevê isenção de PIS/Pasep e Cofins para empresas de reforma de pneus, é uma medida acertada e necessária. Além de beneficiar diretamente caminhoneiros e transportadoras com redução de custos operacionais, também estimula práticas sustentáveis, combatendo o descarte irregular de pneus e incentivando a economia circular.
A proposta fortalece um setor que gera mais de 300 mil empregos e movimenta cerca de 5 mil empresas, em sua maioria de pequeno e médio porte. Se aprovado na Câmara, será um importante avanço para a logística brasileira, aliando economia, geração de empregos e preservação ambiental.

* Mateus Santos é engenheiro e mestre em ADM, formado pelas Faculdades Unitri, FGV e UNIALFA. Especialista em pequeno frotista, atua com pneus há mais de 15 anos através da Conquixta Pneus em Uberlândia/MG. Mateus é natural de Formiga/MG e fala sobre mercado, novidades, tendências e tudo que envolver pneus de caminhão e a vida do caminhoneiro autônomo.
– As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do 54PSI –