Retorno do imposto de 16% sobre pneus importados é aprovado no Gecex
Termina a queda de braço entre a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) e a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip). Nesta terça-feira (21), o Diário Oficial da União deve publicar o retorno da tarifa de 16% para importação de pneus de carga. A decisão foi tomada na última semana pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), em sua primeira reunião no novo governo.
De acordo com o órgão, a decisão revoga a resolução Gecex nº 148, de 20 de janeiro de 2021, norma que havia zerado a tarifa para a importação de cinco modelos de pneus de carga. O órgão destaca, em nota, que a medida incentiva a fabricação nacional dos produtos.
“A medida é uma boa notícia para os fabricantes de pneus nacionais, que vinham enfrentando queda na produção causada pelo aumento de importados e, com os estoques cheios, ameaçavam paralisar a produção e realizar demissões. Com o fim da isenção tributária aos pneus de carga importados, a indústria já sinalizou com o recuo em seus planos de demissão”, diz a nota.
* Com informações Agência EBC e FolhaPress