Sailun mira pneus 100% sustentáveis até 2050 e anuncia metas ambiciosas de redução de emissões
Durante a Conferência Chinesa da Borracha de 2024, realizada em 27 de março, Yuan Zhongxue, diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Engenharia de Borracha e Pneus e presidente honorário do Grupo Sailun, revelou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da empresa.
A Sailun tem a ambição de aumentar o uso de materiais sustentáveis na produção de pneus para 40% até 2030 e alcançar o patamar de 100% até 2050. Além disso, a companhia definiu como meta reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono por pneu em 30% até 2030, comparado aos níveis de 2022.
Na conferência, o Grupo Sailun apresentou o panorama atual e os planos futuros para materiais sustentáveis em pneus, destacando dois modelos com alta porcentagem desses materiais: um pneu radial para carros de passeio (PCR) com 75% de conteúdo sustentável e um pneu radial para caminhões e ônibus (TBR) com 80%. Ambos os pneus atendem ao padrão máximo de classificação da União Europeia, Grau A, apresentando coeficientes de resistência ao rolamento de 6,0 e 3,8, respectivamente.
Esses pneus representam a sustentabilidade ao longo de todo o ciclo de vida, graças a avanços em materiais, compostos e design de construção. Os compostos utilizam borracha de butadieno sintetizada a partir de monômeros de butadieno obtidos da pirólise de óleo residual, negro de fumo proveniente do óleo de pirólise de pneus usados e sílica produzida pelo método do ácido carbônico, em substituição ao ácido sulfúrico. Adicionalmente, o óxido de zinco é fabricado a partir de zinco recuperado, as cintas de aço e arames de talão são de aço reciclado e as cintas de poliéster são de PET reciclado. O design da construção incorpora novos materiais, como rayon à base de plantas e PA56, para substituir as tradicionais cintas de poliéster e nylon, promovendo ainda mais a transformação ecológica dos materiais utilizados nos pneus.