Sorocaba conta com primeiros quatro ônibus equipados com proteção antiviral

Sorocaba conta com primeiros quatro ônibus equipados com proteção antiviral

Foram colocados em operação, no dia 26 de janeiro, quatro ônibus equipados com proteção antiviral e antibacteriana, inclusive contra a COVID-19, em Sorocaba-SP.

São os primeiros veículos do transporte público de toda a região a contar com essa tecnologia avançada, uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, em parceria de teste com a ChromaLíquido Soluções Tecnológicas.

As linhas que receberam os ônibus antivirais são a 81 Carandá, 73 Júlio de Mesquita, 53 Éden e 82 São Bento. Bancos, balaústres, corrimãos e catracas dos veículos foram revestidos com o tecido, que assegura a proteção antiviral e antibacteriana.

“Trata-se de uma parceria com a iniciativa privada, sem custo algum ao município. É mais um passo na guerra contra o coronavírus. A intenção é equipar mais ônibus da frota com essa tecnologia inovadora”, diz o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

Identificação do veículo especial. Fonte: Prefeitura de Sorocaba.

A tecnologia

Essa tecnologia de revestimento antiviral foi desenvolvida pela ChromaLíquido, em parceria com a Rhodia. O aditivo aplicado nos fios dos tecidos é produzido com nanotecnologia capaz de romper a camada de gordura do vírus, impedindo que ele se fixe na superfície.

“Os tecidos e soluções são indicados para uso profissional, em virtude do efeito permanente da ação antiviral e antibacteriana, resistência a atritos, higienizações e lavagens constantes, como exige o transporte público”, destaca Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais da ChromaLíquido.

A resistência física do produto e a eficiência antibacteriana e antiviral, inclusive, são certificadas pelas áreas e agências técnicas do Governo do Estado, incluindo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP (Universidade de São Paulo). A tecnologia já está em uso em ônibus nas cidades de Florianópolis, Osasco e na linha da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que opera entre São Paulo e Carapicuíba.

Bancos forrados do veículo especial. Fonte: Prefeitura de Sorocaba.
Veículo especial. Fonte: Prefeitura de Sorocaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *