Stellantis registra patente para utilização de cascas de ovos na produção de pneus

Segundo o site CarMoses, o grupo automotivo multinacional Stellantis registrou uma patente para um composto de pneu que incorpora cascas de ovos descartadas, com o objetivo de reduzir ainda mais a pegada ambiental da produção de pneus.
A patente, publicada pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos em 23 de janeiro de 2025, foi submetida em 2023 e detalha o plano da empresa de introduzir materiais provenientes de resíduos biológicos na fabricação de pneus.
De acordo com a Stellantis em seu processo, substituir os aditivos tradicionais, como negro de fumo e sílica, por óxido de cálcio (CaO) derivado das cascas de ovos pode proporcionar benefícios tanto ambientais quanto de desempenho para os pneus. As cascas de ovos, compostas principalmente por carbonato de cálcio, podem ser processadas em óxido de cálcio por meio de um tratamento em alta temperatura (acima de 900°C).
Se bem-sucedida, a aplicação dessa tecnologia poderá resultar na redução do desperdício enviado para os aterros sanitários, além de melhorar a eficiência de combustível e reduzir a resistência ao rolamento dos pneus em até 20%. A empresa ainda destaca que, além dos benefícios ambientais, a introdução de cascas de ovos poderá contribuir para a melhoria do desempenho dos pneus.
Apesar de o documento da patente detalhar o processo de alta temperatura para o tratamento das cascas de ovos, ele não especifica custos de fabricação, escalabilidade ou possíveis mudanças estéticas nos pneus. A tecnologia ainda está na fase de patente, o que significa que o cronograma de produção comercial permanece indefinido, especialmente considerando que a Stellantis não fabrica pneus.
Fonte: CarMoses