Sumitomo simula aerodinâmica para reduzir consumo de elétricos

A Sumitomo Rubber Industries acaba de desenvolver uma nova técnica de simulação chamada “Tire Aerodynamic Simulation”, focada em minimizar a resistência ao rolamento de pneus. Utilizando inteligência artificial, a empresa está moldando pneus aerodinamicamente eficientes para reduzir o consumo de energia (elétrica) em veículos elétricos. Essa nova geração de pneus está prevista para ser lançada em 2027.

Em veículos elétricos, a perda de energia por calor é bem menor comparada aos carros a combustão interna, segundo dados do artigo “Melhoria do consumo elétrico prático pela redução do arrasto sob vento cruzado”. Isso torna a resistência do ar um fator ainda mais relevante para sua eficiência. Nos elétricos, considera-se que cerca de 20% a 25% da perda de energia por resistência do ar está relacionada aos pneus, e combinando esse valor com a própria resistência ao rolamento, o percentual sobe para 34% a 37%.
A nova simulação permite ajustes nos sulcos dos pneus e na textura das laterais para reduzir a resistência do ar. Comparando os resultados com um teste em túnel de vento utilizando um veículo real, o pneu com design otimizado pela simulação apresentou menor fluxo de ar atrás do pneu e menos turbulência nas laterais, resultando em menor resistência aerodinâmica. Para a Sumitomo, isso confirma o potencial da nova técnica para revolucionar o mercado de pneus para elétricos.