Sumitomo traça plano ambicioso de crescimento até 2035 e quer dobrar margem de lucro operacional

A Sumitomo Rubber Industries (SRI) anunciou um plano estratégico de longo prazo com o objetivo de dobrar sua margem de lucro operacional para 15% até 2035. A estratégia – RISE 2035 – será impulsionada pela expansão da linha de pneus premium e pelo crescimento de negócios não relacionados a pneus. No ano passado, a empresa registrou um lucro operacional de US$ 581 milhões sobre vendas de US$ 7,99 bilhões, com uma margem de 7,3%.
Com os direitos globais da marca Dunlop assegurados, a SRI pretende fortalecer sua presença no segmento de pneus premium, ampliando as vendas da Dunlop globalmente e da Falken na América do Norte. O plano prevê que os pneus premium representem 60% das vendas totais até 2035, contra os atuais 40%. Paralelamente, a empresa quer diversificar suas receitas, fazendo com que 30% do faturamento venha de áreas fora do setor de pneus — hoje essa fatia é de apenas 13%.
Para impulsionar a inovação, a SRI investirá em tecnologias avançadas e P&D, com destaque para a criação de um laboratório de inovação na América do Norte até 2026 e um centro de inovação em computação quântica no Japão até 2028. A empresa também aposta na tecnologia própria “active tread”, que permite que o composto da banda de rodagem se adapte a diferentes condições de estrada e dirigibilidade.
A estratégia industrial da Sumitomo incluirá a modernização parcial das fábricas existentes, permitindo a adoção de equipamentos avançados sem a necessidade de interromper a produção. Além disso, a companhia expandirá a capacidade de produção de pneus de grande diâmetro para SUVs e picapes no Japão e na Tailândia, enquanto fábricas na China, Indonésia, África do Sul, Europa e América do Sul focarão na demanda local.
A SRI dividirá seu plano estratégico em fases. Entre 2025 e 2027, o foco será consolidar a identidade global da marca Dunlop e promover pneus premium. No período 2028 a 2030, a empresa pretende fortalecer a gestão global das marcas e consolidar sua posição de mercado. A partir de 2030, o objetivo será expandir os negócios não relacionados a pneus e transformar seu portfólio com inovação contínua em produtos e serviços.
A empresa revisou suas metas financeiras para cima, prevendo margem de 10% até 2027 e alcançando 15% entre 2030 e 2035. Para isso, a SRI aposta em cortes de custos, reestruturações internas e na sinergia gerada pela aquisição da marca Dunlop. O retorno sobre o patrimônio líquido deve chegar a 12% no longo prazo, enquanto o retorno sobre o capital investido (ROIC) deve alcançar 10% entre 2030 e 2035.
* Com informações Tire Business