Sumitomo utilizará supercomputador no estudo e desenvolvimento da borracha para pneus
A Sumitomo Rubber Industries informou já ter recebido um dos primeiros slots corporativos para começar a utilizar o supercomputador Fugaku para fins de pesquisa industrial,
A máquina é atualmente o principal supercomputador do mundo em termos de capacidades gerais. Equipado com 158.976 unidades de processamento central (CPU), pode realizar aproximadamente 442 quatrilhões de cálculos por segundo e foi classificado como o supercomputador mais poderoso do mundo pela TOP500, HPCG, HPL-AI e Graph500 duas vezes consecutivas (em junho e novembro de 2020).
A Sumitomo informou que desde que revelou sua tecnologia de desenvolvimento de materiais para pneus 4D Nano Design em 2015, ela tem aproveitado o sistema para desenvolver novos materiais. Com o poderoso supercomputador Fugaku agora à sua disposição, a empresa espera fazer mais avanços tecnológicos para melhor responder às necessidades de CASE, MaaS e outras inovações automotivas.
A Sumitomo destaca o trabalho que realizou recentemente no desenvolvimento do que chama de tecnologia de sustentação de desempenho, destinada a conter o declínio no desempenho do pneu que ocorre ao longo do tempo devido ao desgaste. Um dos maiores desafios no desenvolvimento dessa tecnologia é que ela requer um entendimento preciso das mudanças químicas que ocorrem na borracha em nível molecular durante o uso do pneu, para que possam ser controladas.
A empresa publicou recentemente um artigo de pesquisa que descreve uma técnica recém-estabelecida para simular o comportamento molecular de materiais de borracha, enquanto considera suas estruturas moleculares com mais detalhes.
Usando o supercomputador Fugaku, ele agora espera expandir os limites da tecnologia de simulação de materiais de borracha para simular com precisão não apenas esse comportamento molecular, mas também mudanças químicas reais.
- Com informações da Tire Technology International