Sunset Tires recruta Charles Rivers para analisar alegações da ANIP: o custo das matérias primas e o preços de pneus importados

Sunset Tires recruta Charles Rivers para analisar  alegações da ANIP: o custo das matérias primas e o preços de pneus importados

A Sunset Tires Corporation Limited faz uma aposta alta e contrata o escritório de consultoria de grife Charles Rivers Associate, listado entre as 100 maiores consultorias de 2024 de acordo com o Elite Economics Consulting Firms, para responder a duas questões:

  • Há evidências, como alega a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), de que o pneu importado é adquirido por um preço inferior ao custo das matérias primas?
  • Há diferença entre o custo de importação de insumos para pneus nas importações realizadas aparentemente por fabricantes de pneus com o mesmo produto importado por outros importadores?

A nota técnica de 21 páginas utiliza dados da plataforma Logcomex, fornecida pela própria Sunset. De acordo com o documento, essa plataforma oferece informações semelhantes às da base Comexstat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). No entanto, a Logcomex vai além ao disponibilizar dados sobre possíveis exportadores e importadores, o que permite realizar a análise central do estudo.

O material também aborda os custos de insumos tanto para fabricantes quanto para não fabricantes. Detalhamentos técnicos e condições de contorno estão distribuídos ao longo do documento, garantindo a validação da análise.

E o que a consultoria concluiu?

De acordo com o levantamento, o custo de importação dos quatro principais insumos utilizados na fabricação de pneus – que representam cerca de 70% do custo total de produção – não confirma a alegação da ANIP de que os pneus importados têm preços inferiores ao custo de importação desses materiais.

Os fabricantes de pneus importam esses insumos a custos mais elevados do que os não fabricantes. Quando a importação ocorre dentro do mesmo grupo econômico- por exemplo, a Goodyear do Brasil importando da Goodyear nos Esados Unidos – o valor pago pela matéria prima tende a ser ainda maior, em média.

As conclusões apresentadas demonstram que a alegação de que os pneus importados são vendidos por preços inferiores ao custo dos insumos não é válida. Qualquer comparação de preços deve ser feita com base nos preços de mercado, e não nos custos específicos incorridos pelos fabricantes de pneus.

A íntegra do estudo está disponível para download abaixo:

Um comentário em “Sunset Tires recruta Charles Rivers para analisar alegações da ANIP: o custo das matérias primas e o preços de pneus importados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *