Tarifas nos EUA: pausa de 90 dias exclui pneus e acende alerta para o mercado
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta semana uma pausa de 90 dias na aplicação de tarifas de importação, com o objetivo de abrir espaço para negociações com países que solicitaram a redução dessas taxas. No entanto, componentes automotivos ficaram de fora da medida. De acordo com a decisão oficial, peças e componentes do setor […]
por Lara Roibone em 11/04/2025 - Atualizado em 11/04/2025
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta semana uma pausa de 90 dias na aplicação de tarifas de importação, com o objetivo de abrir espaço para negociações com países que solicitaram a redução dessas taxas. No entanto, componentes automotivos ficaram de fora da medida.
De acordo com a decisão oficial, peças e componentes do setor automotivo continuarão sujeitos à tarifa adicional de 25%, que entra em vigor no dia 3 de maio de 2025. A lista inclui uma ampla gama de itens utilizados na maioria dos veículos de passeio e picapes leves, como chassis, sistemas de transmissão, pneus e câmaras de ar, partes da carroceria, componentes de motor e itens elétricos.
A exclusão dos pneus do período de isenção temporária afeta diretamente fabricantes, importadores e consumidores que operam no mercado norte-americano, sinalizando que o setor continuará sob forte pressão de custos enquanto não houver avanço nas negociações comerciais.
* Com informações Tyre Trade