Tecnologia de pneus inteligentes da Sumitomo Rubber Industries agora detecta possível desprendimento de rodas
A Sumitomo Rubber Industries (SRI), fabricante dos pneus Falken e Dunlop, continua desenvolvendo sua tecnologia inteligente de pneus Sensing Core, que já é capaz de gerar energia e detectar o nível de desgaste do pneu. A novidade desse ano é a função de detecção de desprendimento de rodas, que equipará veículos de produção pela primeira vez. O Sensing Core é um sistema de análise e monitoramento flexível, sem sensores, com diversas aplicações, incluindo pressão e desgaste dos pneus, carga irregular e condições perigosas da estrada.
Acidentes e ferimentos causados por rodas soltas se tornaram notícia frequente em mercados como o Japão, principalmente no inverno, quando motoristas de carros e caminhões trocam para pneus de neve e podem não apertar as porcas das rodas o suficiente.
O governo japonês tem manifestado o desejo de acabar com acidentes por rodas soltas, e a SRI acredita que a função de detecção de desprendimento do Sensing Core é um passo rumo a esse objetivo. Em 2024, a função equipará um carro como item de série pela primeira vez, graças a um fabricante automotivo cliente. Negociações estão em andamento com outras montadoras.
Assim como os “pilares” do Sensing Core desenvolvidos anteriormente, a função de detecção de desprendimento funciona independentemente da marca, modelo ou tamanho do pneu. Ela analisa sinais de velocidade da roda e outras informações da rede de área do controlador (CAN) do veículo para detectar se alguma porca da roda está solta – mesmo que seja por apenas um milímetro.
O Sensing Core evoluiu a partir do sistema original de alerta de desinflação (DWS) da SRI, um sistema indireto de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS). Quinze montadoras da Europa, Japão, China e Índia utilizam o DWS em seus carros. Agora, o Sensing Core é a peça central dos serviços periféricos que a SRI está desenvolvendo para enfrentar os desafios futuros dos veículos CASE e da mobilidade como serviço, sob o conceito Smart Tyre.
“Acreditamos que o Sensing Core fará uma contribuição significativa para a evolução e o desenvolvimento da mobilidade na futura sociedade de direção autônoma”, disse o Dr. Bernd Löwenhaupt, Diretor Executivo da Sumitomo Rubber Europe GmbH. “Não apenas utilizaremos os dados obtidos pelo Sensing Core, incluindo dados sobre as condições da estrada, para o controle do veículo, mas também buscaremos o desenvolvimento tecnológico com o foco na integração futura dos dados com informações da sociedade por meio de serviços em nuvem”.
Os testes de frota da SRI com TPMS baseado em nuvem com uma locadora de veículos no Japão já ajudaram a demonstrar a eficiência, o custo e o valor de segurança da informação baseada em pneus. Outra aplicação futura do Sensing Core é o monitoramento do desgaste de pneus baseado em nuvem. Nesse cenário, um software na nuvem recebe informações de uso do veículo e prevê com precisão o desgaste resultante do pneu. Quando um pneu precisa ser trocado, um alerta é enviado ao motorista ou ao gestor da frota.
Os benefícios do Sensing Core serão percebidos por ainda mais motoristas nos próximos anos. Na Consumer Electronics Show (CES) de janeiro de 2024, a SRI anunciou seu investimento na Viaduct, uma empresa de análise de veículos conectados baseada em IA, com a qual vem trabalhando em uma prova de conceito desde 2023. O Sensing Core se integrará ao produto da Viaduct para prever a saúde dos pneus em toda a frota de veículos.