Testamos o novo Firestone F700+, novo pneu premium para hatches e sedãs
*Por Carlos Barcha, enviado especial 54PSI
Na manhã do último dia 14 de junho, dia atípico na capital paulista por conta da greve de ônibus e de problemas operacionais no metrô, a Bridgestone anunciou a ampliação de seu portfólio de pneus à disposição do consumidor brasileiro com o lançamento do Firestone F700+.
O desafio inicial foi chegar à pista de teste no horário, algo só foi possível com o uso de transporte privado. Curiosamente, a diversificação de vários modelos de transporte privado (compartilhados ou não) vai ao encontro da visão da própria Bridgestone, que mira se transformar em uma empresa de mobilidade sustentável até 2050.
De acordo com Vicente Marino, presidente da Bridgestone para a América Latina Sul, o comportamento das novas gerações em relação ao carro é muito diferente das gerações anteriores e, por isso, as empresas que pretendem continuar como protagonistas na mobilidade do futuro deverão avançar no conceito do Carro como um Serviço (CaaS, na sigla em inglês).
Com objetivos ambiciosos de revitalização da marca Firestone, o F700+ foi projetado para equipar uma frota de veículos seminovos do segmento premium que, de acordo com a fabricante nipo-americana, terá uma velocidade de renovação mais lenta nos próximos anos e, por isso, desenvolveu um produto voltado para as segunda e terceira trocas.
A Bridgestone segmenta seus produtos consumo em duas categorias: PSR e LTR. A categoria PSR atende os veículos hatchback, sedan e sport Cars. Engloba as linhas Bridgestone Potenza, Turanza e Ecopia EP150, além da Firestone F-Series, que é voltada para o mercado de reposição e possui uma política de preços entre 5 e 10% menores quando comparada com as linhas Bridgestone equivalentes e que será mantida no F700+.
Com um design robusto e direção confortável, o pneu se destaca pela excelente performance quilométrica e versatilidade, oferecendo um desempenho confiável em todas as condições de direção ao ser o primeiro pneu Firestone no Brasil a utilizar a tecnologia Gap Spiral na carcaça, que contribui para o melhor balanceamento do pneu, reduzindo vibrações e ruídos em alta velocidade.
Suas características técnicas principais são o composto HiSi associado a sulcos transversais orientados para a tração, sulcos longitudinais com tie-bar para privilegiar o conforto acústico, ombros projetados para garantir ótima performance em piso molhado e lateral com elementos que auxiliam na redução do coeficiente de resistência o rolamento total do pneu.
A gama F700+ será produzida unicamente na planta de Camaçari, que recentemente recebeu investimentos voltados para incremento de capacidade produtiva, uma vez que os novos Firestone não demandaram tecnologias exclusivas. A partir de julho, as revendas Bridgestone serão abastecidas com as dimensões 225/45 R17, 215/50 R17 e 225/50 R17, com outras duas dimensões 17” e uma dimensão 18” já desenvolvidas para complementar o portfólio.
Em termos de performance, o novo Firestone F700+ mostra-se inferior ao Bridgestone Turanza T005 e superior ao seu principal competidor em desgaste, frenagem no molhado e dirigibilidade. É inferior que o mesmo competidor em conforto e frenagem em piso seco.
Na pista, o F700+ mostrou-se um pneu realmente adequado ao segmento que busca atender. Com um comportamento dinâmico balanceado e bom equilíbrio entre os eixos dianteiro e traseiro, tem uma boa previsibilidade, passando a sensação de segurança em manobras de emergência.
Os valores declarados para a etiqueta são E E 72 (resistência ao rolamento, aderência e ruído, respectivamente) e, apesar de não ter sido colocado à prova contra outros pneus no seu lançamento, de acordo com a Bridgestone, o Firestone F700+ precisa de 41m para frear de 100km/h a 0 em piso molhado, com destaque para o ótimo funcionamento do ABS e estabilidade durante a frenagem. O F700+ mostrou também ter um bom nível de conforto global e está apto a encarar os desafios das ruas e estradas brasileiras com uma boa absorção e amortização de impactos.
A partir dos valores declarados para a etiqueta e pelo que se viu na pista do Campo de Provas da Bridgestone, podemos concluir que o novo Firestone F700+ foi bem concebido pelo time de Engenharia, que traduziu muito bem a hierarquia de prestações do segmento alvo, com um rendimento quilométrico declaradamente 15% superior à concorrência, uma condução suave e previsível, altos níveis de segurança na condução e boa capacidade de frenagem.
Poderá ser, sim, uma ótima opção para quem não pretende trocar de carro tão cedo e precisará trocar os pneus em breve!
* Carlos Barcha é especialista em pneus com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo e criador do Método Barcha