Trelleborg compra Minnesota Rubber and Plastics por US$ 950 milhões
(Reuters) – A empresa de engenharia sueca Trelleborg AB concordou em adquirir a Minnesota Rubber and Plastics da empresa de private equity KKR & Co Inc por cerca de 1 bilhão de dólares em dinheiro, disseram as empresas em comunicado nesta terça-feira. .
O acordo, que foi divulgado pela primeira vez pela Reuters, deve expandir os negócios de polímeros e plásticos da Trelleborg na América do Norte quando for fechado antes do final deste ano.
A KKR adquiriu a Minnesota Rubber and Plastics, com sede em Minneapolis, da empresa de private equity Norwest Equity Partners por um valor não revelado em 2018. A KKR deve fazer mais de três vezes seu investimento original no negócio, disse uma pessoa familiarizada com o assunto.
Cerca de 1.300 funcionários da Minnesota Rubber and Plastics, que não fazem parte da administração, devem receber, em média, até um ano de seus salários anuais quando o negócio for fechado, disse Josh Weisenbeck, chefe de indústrias da KKR, em uma entrevista.
Os funcionários receberão esse dinheiro para vender suas participações na empresa para a Trelleborg. Isso ocorre porque a Minnesota Rubber and Plastics faz parte do programa de propriedade de ações dos funcionários da KKR, que dá aos trabalhadores das empresas de seu portfólio patrimônio, além de pagar a eles um salário.
“Isso não apenas ajuda os funcionários, é bom para empresas, acionistas, investidores e comunidades”, disse Weisenbeck.
A Minnesota Rubber and Plastics adquiriu vários rivais menores sob a propriedade da KKR. Ela comprou a britânica Primasil Silicones em maio e a Pawling Engineered Products Inc, uma empresa de plásticos com sede em Pawling, Nova York, em 2021.
A Trelleborg, listada em Estocolmo, é fornecedora de plásticos e polímeros de alta qualidade usados por empresas de petróleo e gás, aviação e construção. Tem uma capitalização de mercado de cerca de US $ 6 bilhões.
A aquisição ocorre quando as ações da Trelleborg são negociadas perto de uma alta histórica. A empresa fechou um acordo no início deste ano para vender sua divisão que fabrica pneus para máquinas agrícolas e industriais para a Yokohama Rubber Co por 265,2 bilhões de ienes (US$ 2,18 bilhões), dando-lhe capital para aquisições e recompras de ações.