Venda de pneus neste primeiro semestre segue abaixo do mesmo período de 2021
Apesar das expectativas positivas que dominaram os primeiros meses deste ano, as vendas na indústria de pneus caíram 6,4% em junho e o acumulado do semestre aponta para uma leve queda de 0,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados são do mais recente levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que acrescenta: “diante dos números expostos, é cabível imaginar que as vendas de 2022 tendem a ficar, no máximo, no mesmo patamar de 2021, frustrando o sentimento de retomada que o setor apresentava no início do ano”.
Puxaram os resultados para baixo a queda de 3,4% nas vendas de pneus de carga e de 11% no de motocicletas. Também caíram as vendas para montadoras – 1,2% inferior em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que pneus de passeio tiveram uma parcela importante de participação (-6,4%). A queda no segmento de reposição foi leve: 0,2%.
Já em comerciais leves, apesar da queda de 11,5% em relação ao mês anterior, a comparação com anos anteriores é positiva: aumento de 11,2% sobre 2021 e 76% maior que 2020.
No acumulado do ano, as vendas totais de pneus para comerciais leves apresentam alta de 11,1% na comparação com o mesmo período de 2021.
Confira todos os resultados no infográfico da ANIP: