Vendas totais de pneus registram queda de 6% em setembro e setor deverá fechar o ano com crescimento próximo a zero

De acordo com dados do levantamento setorial divulgado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), as vendas totais de pneus registraram queda de 6% em setembro em relação a agosto. Esse recuo um reflexo direto da queda de 9,6% nas vendas para montadoras e de 4,7% para o mercado de reposição.
A segunda maior retração ficou para o segmento de carga, com 5,3% de queda nas vendas totais e 8% no mercado de reposição. A queda é atribuída – em parte – à concorrência desleal dos pneus importados, que tiveram alíquota de importação zerada pelo Governo Federal em janeiro do ano passado.
“Não sentimos recuperação das vendas e, para agravar ainda mais a situação, estamos enfrentando o surto da importação de pneus de carga beneficiados com a alíquota zero de imposto de importação”, analisa Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP, acrescentando que o setor de pneus deverá fechar o ano com crescimento próximo a zero.
O relatório da ANIP aponta que o setor amargou um crescimento de apenas 0,2% nas vendas entre janeiro e setembro de 2020, na comparação com igual período do ano anterior. Essa pequena variação é justificada por conta das vendas para as montadoras, que ainda não estão nos níveis anteriores à pandemia, mas seguem em trajetória de recuperação.
