Você pode confiar no sistema de monitoramento da pressão dos pneus?
Nem sempre se pode confiar nos sistemas de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) encontrados em carros modernos para exibir leituras precisas, podem revelar os especialistas em diagnóstico de veículos, OBDeleven.
Os motoristas descobriram mais de 50.000 problemas com o TPMS de um veículo somente durante um período de três meses no ano passado, usando a ferramenta de diagnóstico de bolso do OBDeleven.
Isto surge na sequência de estatísticas preocupantes do Departamento de Transportes (DfT) da Inglaterra, que revelam que um surpreendente em cada quatro (25 por cento) dos acidentes rodoviários foram causados por pneus mal conservados ou defeituosos, onde uma falha do veículo foi citada como um factor contribuinte. .
Um TPMS, obrigatório em todos os carros novos, consiste em pequenos sensores elétricos instalados em cada roda do veículo para monitorar a pressão dos pneus e enviar esses dados ao carro. Caso um ou mais pneus observem uma alteração na pressão do ar, o sistema mostrará uma luz amarela de advertência no painel para alertar o motorista.
Mas o OBDeleven alerta que este sistema pode falhar frequentemente e as baterias dos sensores montados nas rodas podem acabar. Nesses casos, os condutores não terão conhecimento de que os seus pneus não estão cheios nos níveis apropriados – a menos que tomem a iniciativa de verificá-los fisicamente.
De acordo com diversos fabricantes de pneus, os condutores devem verificar a pressão dos pneus semanalmente, sendo também recomendado que estas verificações sejam realizadas com mais regularidade nos meses de inverno, uma vez que é provável que a pressão dos pneus caia durante as ondas de frio.
Juozapas Preikša, especialista em diagnóstico de veículos da OBDeleven, comentou: “Embora a adoção generalizada de TPMS em carros modernos tenha sido um desenvolvimento positivo em termos de segurança, eles não devem substituir completamente as verificações tradicionais da pressão dos pneus… Sempre que possível, os condutores também devem utilizar uma ferramenta de diagnóstico, que os informará quando o seu sistema de monitorização pode estar avariado, dando-lhes segurança extra para saberem que os seus pneus estão seguros.”
Karl Naylor, diretor comercial da Yokohama Tires, acrescentou: “A Yokohama Tires apoia o apelo da OBDeleven, instando os motoristas a fazerem as verificações apropriadas dos pneus. Sendo a ligação crítica entre o seu veículo e a estrada, manter as condições ideais dos pneus é fundamental não só para o desempenho máximo, a condução precisa e a travagem eficaz, mas também para o cumprimento das normas legais.”
Fonte: Tyre Trade News