Volvo e parceiros criam nova empresa para desenvolver sistema de calibração para TPMS
A Volvo, a empresa de pesquisa e tecnologia Qamcom e o inventor Roman Iustin formaram uma nova start-up chamada Fyrqom, que fornecerá um sistema automatizado para a calibração de sistemas de monitoramento de pressão de pneus em veículos pesados. Iustin será o CEO da empresa.
A partir de 2024, a legislação europeia exigirá que todos os caminhões e reboques tenham sistemas de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS). Atualmente, esses TPMS devem ser calibrados manualmente em cada caminhão quando são construídos ou quando um pneu é trocado. No entanto, Iustin, engenheiro da Volvo, tem uma nova ideia para agilizar o processo por meio do desenvolvimento de um sistema de calibração automatizado.
Utilizando o CampX, arena global de inovação da Volvo para transformação de tecnologia e negócios, Iustin ganhou suporte para validar o sistema e seu potencial de mercado, que se mostrou de alto valor para o cliente.
Devido à solução estar fora dos negócios normais da Volvo, o OEM decidiu construir uma nova joint venture com a Qamcom e a Iustin.
“Ter essa função de construtor de empreendimentos no conceito CampX é uma boa maneira de capturar novas ideias e oportunidades de negócios, dentro e fora do Grupo Volvo, e acelerá-las para o mercado”, disse Johan Lundén, vice-presidente sênior do Grupo Volvo e presidente da CampX. .
“Com foco nas necessidades do cliente, os colegas do Grupo Volvo são incentivados a aplicar tecnologias para resolver problemas específicos”, comentou Iustin. “Isso fomenta a mentalidade para o desenvolvimento de soluções de negócios assistidas por tecnologia. Estou grato por esta oportunidade e ansioso para a emocionante jornada pela frente.”
“Para nós, esta joint venture é uma combinação perfeita”, concluiu Jonas Sandberg, cofundador e desenvolvedor de negócios do Qamcom Group. “Vemos um grande potencial para causar um impacto positivo em maior escala por meio da solução inovadora da Fyrqom, dos recursos do Grupo Volvo e de nossa experiência em tecnologia.”